Sistema Municipal de Saneamento

• Publicado em: 13/12/2016 às 13:36   |   Imprimir

SANEAMENTO AMBIENTAL E POLUIÇÃO OU DEGRADAÇÃO AMBIENTAL

Hoje usado como sinônimo de saneamento em geral. Com o objetivo de prevenir desabamentos, enchentes, epidemias, dar destino e tratamento adequado ao esgoto e tratamento adequado ao lixo doméstico e industrial. Por ser um município com 67,38% de sua economia baseada na agricultura, o mesmo apresenta riscos de poluição de cursos d’água pelo mau uso de agrotóxicos. A partir do final de 2010 instituíram-se alternativas de coleta e destinação final das embalagens de agrotóxicos. O uso de agrotóxicos é uma preocupação, pois seu uso está gradativamente aumentando.

DRENAGEM URBANA

As áreas de risco de São José do Inhacorá restringem-se às áreas inundáveis pelas enchentes, porém em número muito reduzido. Existem áreas em que a inundação bloqueia pontes, deixando os que ali residem sem acesso. Já áreas de desabamento não existem. Não há ferrovias. No município há uma rede de alta tensão, porém não apresenta riscos, pois não se localizam sobre áreas habitadas. A Poluição ambiental ou por impudência de manejo de agrotóxicos é um risco presente em São José do Inhacorá, devido ser um município agrícola.

SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA

A sede do Município possui uma população estimada em 832 habitantes (IBGE/2010), sendo o índice de atendimento de 100% em relação ao abastecimento de água. As principais atividades econômicas são: prestação de serviços, a indústria e o comércio. Há uma tendência de crescimento da cidade em todas as direções, no entanto a expectativa maior está centrada nos sentidos leste e oeste. No que diz respeito ao abastecimento de água, a sede do Município conta com um sistema público operado pela CORSAN – Companhia Riograndense de Saneamento, em regime de concessão, com contrato em vigor até 05 de janeiro de 2035. A unidade de atendimento do município conta com 2 funcionários. A captação é do tipo subterrânea, com 2 poços artesianos em operação e 1 poço reserva. A rede de abastecimento possui aproximadamente 8.500 metros de comprimento, atendendo a 360 economias ativas e possui seu caminhamento ao longo de logradouros públicos. O sistema consiste na distribuição por marcha, sendo composto pelo bombeamento de água que alimenta diretamente a rede e as sobras indo para o reservatório, as quais são utilizadas nos períodos de não bombeamento. O tratamento é realizado por floculadores mecânicos. O sistema de reservação possui 1 reservatório localizado em ponto estratégico da cidade com capacidade de 50.000 m³. O controle de qualidade da água é realizado duas vezes ao dia. A produção mensal, tendo como referência julho/2012, alcança os 6.450 m³/mês, ou seja, 215 m³ diários, sendo o índice de perda estimado em 40%.

SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Atualmente a maior parte dos efluentes líquidos provenientes do esgotamento cloacal gerados nas residências e prédios existentes no município, são tratados através do sistema individual, composto de fossa-filtro e sumidouro no solo das próprias residências.

SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA E MANEJO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

O município de São José do Inhacorá/RS tem implantado desde 2001 a coleta seletiva dos resíduos sólidos. O processo de implantação da coleta seletiva deu-se gradativamente, sendo um processo lento e trabalhoso, uma vez que o papel mais importante necessitava ser desempenhado pela sociedade, ou seja, a separação adequada teria de ser realizada por cada cidadão. Assim, ano após ano realizaram-se campanhas educativas, mostras e seminários no sentido de difundir a ideia e alcançar o sucesso. Dessa forma, hoje o município é referência em coleta seletiva, porém, o trabalho de conscientização continua, uma vez que ainda não alcançamos que a separação se torne algo cultural para todos os habitantes. Nesse sentido, o município também tem feito a sua parte, fazendo o correto recolhimento e destinação dos resíduos. Na zona urbana a coleta seletiva é realizada três vezes por semana, sendo nas segundas-feiras e nas sextas-feiras recolhido os resíduos úmidos e nas quartas-feiras os resíduos secos, passíveis de reciclagem e reaproveitamento. Para área rural são realizadas 4 coletas de resíduos sólidos secos ao ano. O serviço é executado pela Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito e o recolhimento realizado por meio de um caminhão caçamba da Prefeitura Municipal. Sendo o município integrante do Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – CIGRES, o qual possui sua central de recebimento, triagem, separação, compostagem e de Resíduos e Aterro Sanitário para os rejeitos no Município de Três de Maio/RS. Atualmente o CIGRES encontra-se numa situação onde necessita renovar suas licenças ambientais. Renovação essa que passa por um projeto de uma nova célula para o aterro sanitário e a contratação de profissionais especializados para monitorarem e realizarem os acompanhamentos técnicos.