Praça Municipal Alceu Inácio Fernandes - Histórico

• Publicado em: 28/04/2016 às 00:00   |   Imprimir

PRAÇA  MUNICIPAL ALCEU INÁCIO FERNANDES

O turismo é um dos segmentos que mais cresce no mundo todo e tem tido uma importante participação na economia mundial, pois uma vez que se tem a chegada de turistas em determinada região, aumenta o consumo, a produção de bens e serviços, e também a necessidade da criação de novos empregos.

Tendo em vista o crescimento deste segmento, e a participação do Município de São José do Inhacorá no Mapa Turístico Nacional, Estadual e Regional, através programa de Regionalização do Turismo, tem se buscado cada vez mais o aproveitamento do potencial turístico, religioso e cultural que existe em São José do Inhacorá como uma alternativa socioeconômica que traga mais fontes de geração de  emprego e renda, tendo em vista que atualmente o Município vem se desenvolvendo positivamente, e tem se tornado destaque pelos bons índices de crescimento populacional, de geração de emprego e renda.

O Município de São José do Inhacorá, situado no Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, possui um território de 76,7 Km2 e de acordo com o Censo do IBGE realizado em 2010, possui 2.200 habitantes, assim distribuídos: 773 residem no meio urbano e 1.427 residentes no meio rural onde 427 famílias, representam 62% da população, porém estatísticas do próprio Município apresentam atualmente uma população total de 2.350 habitantes com apenas 58% da população rural. A economia está baseada na agricultura familiar, no entanto, com intenso crescimento na indústria de transformação, comércio varejista e setor de serviços.

São José do Inhacorá identifica-se como um município que se projeta regionalmente pela sua diversidade de atrações turísticas ao longo do ano, atraindo aproximadamente 10.000 pessoas, tanto para eventos pontuais bem como para visitações rotineiras.

A Praça Municipal Alceu Inácio Fernandes, conta com uma área de 12.000 m2, está situada próximo à entrada da cidade de São José do Inhacorá e identifica-se como um local apropriado para encontro de amigos e familiares,  a qualquer hora do dia, mas especialmente aos finais de semana. É dotada de uma beleza exuberante, muito bem ornamentada e que atrai muitos olhares. É um verdadeiro cartão postal, bastante aconchegante, consolidando-se como um local de lazer e encontro de amigos, brincadeiras, prática de esportes, caminhadas e rodas de chimarrão. Possui quadra de esportes com vestiários e banheiros; um quiosque com banheiros, cozinha e churrasqueiras; lago com queda d’ água artificial; extensa área verde e sombreada; cancha de areia com brinquedos rústicos, bancos, pergolados; passeios e caminhódromo, além destes, em Setembro de 2015 foi inaugurada a Galeria da Colonização que homenageou e retrata a colonização e os primeiros moradores e desbravadores das terras inhacorenses, em sua maioria, famílias de origem alemã, que deram inicio a vários costumes e tradições que foram abarcados e existem até hoje, como pode ser percebido na culinária e demais costumes, como o dialeto da língua alemã que ainda é muito falada.

Inauguração: 12/03/2010.