Antiga Usina Hidrelétrica

  • Publicado em: 06/01/2017 às 08:19   |   Imprimir

Localizada na localidade de Linha Usina, em São José do Inhacorá-RS.

Conforme dados obtidos junto ao Escritor do Jornal Tribuna Boavistense, Lermen (2015), a energia elétrica chegou a Boa Vista do Buricá entre os anos de 1948 e 1954, quando o território era pertencente ao Município de Três Passos. Quem iniciou o projeto foi Paulo Trepte, que era natural da Saxônia - Alemanha, e veio ao Brasil em 1927. Conforme aponta o escritor,  que conseguiu os dados junto a um trabalho de monografia do professor Paulo Hermes de Boa Vista do Buricá (1986), a construção da primeira usina foi feita a partir de um açude de 90 m de comprimento e 4 metros de altura no rio Inhacorá. a turbina utilizada foi trazida do Município de Estrela. Sempre com dificuldades financeiras, contava com a ajuda dos amigos para continuar o seu projeto de eletrificação.

A rede hidrelétrica foi então ampliada para as comunidades de Boa Vista do Buricá, Ivagaci, Vista Alta, Flor da Serra até perto de São Martinho, Linha Caçador e São José do Inhacorá.

“No início havia luz, mas não havia consumo. Mais tarde a arrecadação não supria as despesas do consumo, pois não havia contador. Todo o trabalho era feito por ele, um maquinista e pelos próprios colonos. Ele mesmo fabricava transformadores, comprava o material para as redes como fios e isoladores. Os postes eram doados pelos colonos”. (HERMES, 1986).

Na época da instalação existiam constantemente problemas com falta de energia, ou era porque chovia muito e inundava a turbina, ou era seco demais e não havia água para a turbina funcionar.

 

Pesquisador:

Vanderlei Holz Lermen