1ª CLÍNICA TECNOLÓGICA DO PROGRAMA PISA

• 1ª CLÍNICA TECNOLÓGICA DO PROGRAMA PISA

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 02/10/2017 às 15:11   |   Imprimir

Projeto faz parte do Programa Juntos para Competir, de iniciativa do Senar-RS, Sebrae e Farsul

A propriedade do casal Glaci e Genésio Klein, da localidade de Linha Usina, interior de São José do Inhacorá, sediou a 1ª Clínica Tecnológica do projeto Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Micro Bacias Hidrográficas na região Fronteira Noroeste (PISA-FN), no dia 18 de setembro. O projeto Pisa faz parte do Programa Juntos para Competir,

Cerca de 18 famílias que participam do programa ouviram, atentos, às explicações do consultor técnico do programa, Jeferson Eidt, e do técnico Felipe Philippsen. Acompanharam também o encontro o supervisor regional do Senar-RS, Diego Coimbra, e o consultor do programa, Marcelino Colla, além do Secretário Municipal do Agronegócio e Meio Ambiente, Altair Dill, o Engenheiro Agrônomo, Jeveson Fabbrin, o Assessor de Gabinete, Romeu Wolfart, e o Chefe de Escritório da Emater/RS-Ascar, Adelar Naressi.

Marcelino Collla frisou na abertura que o desafio do grupo de produtores é produzir mais gastando menos. “É preciso se atualizar e buscar informações. E isto é o que estamos fazendo aqui hoje.”

O Secretário Municipal do Agronegócio e Meio Ambiente, Eng. Agrônomo, Altair Maurício Dill, frisou a importância deste projeto para o bom gerenciamento das propriedades rurais, bem como uma produção com um custo menor, voltada para o bom manejo das pastagens. Ainda na oportunidade o Secretário agradeceu a família Klein por ter disponibilizado sua propriedade para o projeto.

Das 18 propriedades inhacorenses que participam do programa, a dos Klein foi escolhida como uma Unidade de Difusão Tecnológica (UDT), ou seja, uma propriedade modelo. A UDT recebe, a cada dois meses, a visita dos consultores e técnicos. E as propriedades participantes também são visitadas a cada dois meses.

Sobre a propriedade
A família Klein trabalha há cinco anos com a atividade leiteira na propriedade. Nos seis hectares de área útil, possui 23 animais, sendo 12 em lactação. A média de produção é de 250 litros de leite diários. Como o programa, segundo o técnico Felipe, é focado em manejo de pasto, Genésio relatou que no último mês o consumo de silagem pelas vacas caiu pela metade.