CONTRATAÇÃO DE NOVOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E INÍCIO DA SEMANA PEDAGÓGICA

• CONTRATAÇÃO DE NOVOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E INÍCIO DA SEMANA PEDAGÓGICA

Assunto: Educação  |   Publicado em: 09/02/2018 às 10:50   |   Imprimir

O Município de São José do Inhacorá através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo – SMECDT, realizou o Processo Seletivo nº 005/2017 que resultou na contratação de 07 profissionais que atuarão nas escolas da rede municipal, sendo eles: 04 professores de educação infantil 25 horas/semanais, 01 professora de educação infantil 40 horas/semanais, 01 agente educacional 40 horas/semanais para atuar da EMEI Paraiso da Criança e 01 professora de matemática 30 horas/semanais  para atuar no Ensino Fundamental  junto à escola EMEF Rui Barbosa.   A assinatura do Termo de Posse ocorreu junto ao Gabinete do Prefeito Municipal na tarde do último dia 06 de fevereiro.                                                                                                                                                                                                                                         Na manhã de 07 de fevereiro,  iniciou-se a Semana Pedagógica na Rede Municipal de Ensino, junto ao Auditório Municipal. Além do Município de São José do Inhacorá, os Municípios de Alegria e Independência se fizeram presentes para o encontro que teve como objetivo mostrar o trabalho conjunto que deve ocorrer entre o Diretor, Coordenador Pedagógico e Supervisor de Ensino.

A ideia é fortalecer a chamada trindade pedagógica. Antigamente o diretor sozinho, fazia tudo: cuidava da parte administrativa , atendia pais, verificava os cadernos de apontamentos dos professores, sabia da vida de cada aluno e conhecia pessoalmente as famílias. Cuidava também da limpeza e manutenção do prédio da escola e comparecia à Secretaria de Educação para prestar contas e fazer solicitações..

A escola cresceu, em tamanho e responsabilidade  e com isso passou a ser impossível uma só pessoa cuidar de todas as áreas. Logo, o uso desta Trindade (Diretor, Coordenador Pedagógico e Supervisor de Ensino)  em muitas situações parece apontar para a perfeição.

A necessidade de um  trabalho integrado de todos os gestores e dos demais atores do processo educacional – e que faça a rede caminhar na mesma direção. Nesta trindade pedagógica, cada personagem tem uma função e uma obrigação. Porém, acima de tudo, é preciso que estes três educadores – como três pontos que não estão dispostos em linha reta – forme um único plano, equilibrado e seguro, para garantir a estrutura pedagógica da rede e a aprendizagem de todos os alunos.

Na manhã dia 08 de fevereiro houve a abertura do ano letivo 2018 com a participação de todos os membros do sistema educacional municipal, incluindo motoristas do transporte escolar, serviços gerais, merendeiras, Corpo Docente  e demais colaboradores da rede municipal de ensino.

Segundo o secretário da SMECDT Valmir José Dilli “através da gestão participativa iremos implementar as ações do planejamento estratégico com gerenciamento, controle e resultado. E que tudo isso nos leve a uma educação de qualidade onde todos são importantes.” – destaca o Secretário.