A importância da conscientização da população em relação à qualidade da águ

  • A importância da conscientização da população em relação à qualidade da água

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 09/03/2017 às 10:05   |   Imprimir

            A água pode conter várias enfermidades por diferentes meios. E o meio mais lembrado  é o da ingestão, quando alguém bebe água e ela não estiver tratada, ou seja dentro dos padrões mínimos de potabilidade pode trazer sérios riscos para a saúde humana.

            O município de São José do Inhacorá preocupado com os riscos que a água não tratada pode provocar a população, solicita a colaboração das pessoas que utilizam água principalmente das soluções alternativas de água (SACS), que são os poços que foram instalados nas comunidades rurais  e que ainda não estão fazendo o uso do cloro no  tratamento da água para que isto seja providenciado o mais rápido possível.

            As exigências legais em relação a qualidade da água já são relatadas na lei nº 6.503 de 22 de dezembro de 1972 em seu artigo 82, onde diz que: é obrigatório a desinfecção da água distribuída para fins potáveis em qualquer circunstancia, utilizando, de preferência, cloro ou seus compostos ativos.

            A secretaria municipal de saúde faz regularmente coleta de amostras de água nos poços rurais e os envia para análise em laboratório em Santa Rosa pela 14º coordenadoria de saúde do estado e em várias oportunidades já foi constatada a presença de coliformes e substancias que podem ser prejudiciais a saúde e que com o uso do cloro com certeza diminuirão consideravelmente os riscos de contaminação.

            Portanto através da vigilância sanitária e da secretaria de saúde de São José do Inhacorá a preocupação é incessante em relação a situação da qualidade da água em nosso município e para isto iremos fazer o possível para que possamos chegar a um padrão em que a nossa água seja de ótima qualidade. Para isso precisamos da compreensão  e da colaboração  de todos os munícipes.