O COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE NÃO PODE PARAR!

  • O COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE NÃO PODE PARAR!

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 06/10/2017 às 08:00   |   Imprimir

Quando chega o verão aumentam as preocupações em torno da Dengue. Especialmente com relação à proliferação do mosquito. No verão passado não tivemos muitos problemas, por esta razão, estamos novamente conclamando a população de São José do Inhacorá, que depende muito mais de cada um de nós do que do Poder Público para ser evitada essa doença que atinge a todas as classes sociais.

É preciso compreender que em se tratando de dengue, as autoridades sanitárias devem adotar medidas urgentes para atacar esses pontos de proliferação. Porém a população também deve estar consciente que precisa fazer sua parte, todos precisam adotar medidas preventivas contra essa doença. Mas avanços como esses precisam ser preservados por meio não apenas de campanhas educativas, mas, sobretudo pelo empenho em fiscalizar os imóveis desocupados e aos moradores cuidarem suas casas, aliás, a sociedade deveria combater o mosquito da dengue, todos os dias, no cotidiano natural das famílias.

Vamos prevenir e evitar o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamento contra a doença. A regra básica é não deixar água parada.

Para se ter uma ideia em 45 dias um mosquito pode contaminar até 300 pessoas.

É bom lembrar que o ovo do mosquito da dengue pode sobreviver até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Caso a área receba água novamente o ovo ficará ativo e pode atingir a fase adulta em espaço de 2 a 3 dias.

Então, a dica é manter recipientes, como caixas d’água, tambores, tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, cascas de ovo, pratos e vasos de plantas ou flores , garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhado, bandejas além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

Que todos tenham esta preocupação consigo e com seus semelhantes, fazendo a sua parte para que tenhamos cada vez mais qualidade de vida, a qual começa pela saúde de toda nossa comunidade Inhacorense.