“TCHÊ MEXE SÃO JOSÉ” – PROJETO INCENTIVA A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

• “TCHÊ MEXE SÃO JOSÉ” – PROJETO INCENTIVA A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 29/11/2017 às 14:14   |   Imprimir

A Administração Municipal de São José do Inhacorá, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou na noite de 28 de novembro, junto à Praça Municipal o “Tchê mexe São José”, projeto Antissedentarismo.

O Objetivo do projeto visa a um estilo de vida mais ativo e mudanças comportamentais. O projeto “Tchê mexe São José” é coordenado pela equipe de Saúde da SMS e ministrado pela profissional fisioterapeuta Luana Kuhn. Nesta oportunidade, foram realizadas atividades de alongamento e exercícios aeróbicos com duração de 45 minutos.

O Vice Prefeito e  Secretário Municipal de Saúde, Eduardo Ludwig, em seu pronunciamento explanou sobre a importância da atividade física como prevenção de problemas e da saúde em geral, da obesidade e estresse como fatores causais e/ou agravantes da dor e também do aproveitamento e disponibilidade do horário de verão para que as pessoas possam realizar atividades físicas após seu horário diurno de trabalho. Após breve abertura a profissional em fisioterapia,  conduziu as atividades, entre elas, alongamento muscular, exercícios de atividades globais, exercícios com ritmo e de coordenação, equilíbrio e relaxamento.

Com programação de atividades físicas direcionadas à prevenção da saúde, o projeto tem como objetivo também, sensibilizar e conscientizar a população à prática de exercícios diários como forma de prevenir diversas doenças causadas pelo sedentarismo.

Esta atividade de mobilização comunitária será promovida com periodicidade semanal pela equipe de saúde do Município; é aberta ao público de todas as faixas etárias, e as próximas ações do projeto estão programadas para todas as terças-feiras, junto à Praça Municipal, com início às 19h15. Os interessados deverão comparecer ao local com roupas confortáveis, trajes específicos para exercícios físicos.

SEDENTARISMO

De acordo com estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), pessoas sedentárias têm entre 20% e 30% de aumento do risco de mortalidade, em especial por doenças crônicas. Por isso, a prática regular de atividades físicas é fundamental para manter corpo e mente saudáveis.