Histórico do CTG Recanto da Tradição

• Publicado em: 16/05/2016 às 14:53   |   Imprimir

Conheça a História do CTG Recanto daTradição

Em meados de 2010 um grupo de amantes do tradicionalismo gaúcho começaram seus primeiros movimentos para a fundação de um Centro de Tradições Gaúchas (CTG).

A união, o desejo e uma base forte, sustentada pelos pilares da Administração Municipal e tradicionalistas inhacorenses deram origem ao CTG Recanto da Tradição. Neste mesmo ano foi realizada a  Semana Farroupilha na Sede do Esporte Clube Rio-grandense.

Em março de 2011, realizou-se a Cavalgada Ecológica na qual mais de 100 cavalarianos estiveram presentes. A ação desenvolvida durante a cavalgada foi o reflorestamento das margens dos rios e repovoamento de alevinos. Outro marco importante deste ano foi o início da construção do Parque de Eventos, o mesmo tornou-se um exemplo de consciência ecológica e ambiental, sendo construído no antigo Aterro Sanitário do município que estava desativado desde 2001.

Ainda em 2011 aconteceu a Semana Farroupilha, novamente realizada no Esporte Clube Rio-Grandense, oportunidade em que se realizou o 1º Ovelhaço (Jantar a base de carne de ovelha). O CTG participou do Desfile Cívico Farroupilha com apresentação da patronagem, sendo o primeiro patrão do CTG senhor José Renato Hofmann.

Em março 2012 aconteceu a 2ª Cavalgada Ecológica  com grande adesão dos cavalarianos. Desta feita, a ação ecológica e ambiental focou-se na retirada do lixo das margens do Lajeado Cachoeira, com a parceria das escolas Madre Madalena e Rui Barbosa. No dia 14 de junho de 2012 foi oficializada a filiação do CTG Recanto da Tradição junto ao MTG e a 20ª RT (Região Tradicionalista) contando com 90 sócios fundadores. Neste ano acontece a 3° Semana Farroupilha mas já  Sede própria, mesmo não estando pronta, conta com Telhado, banheiro e churrasqueira, também foi realizado a 1° missa Crioula.

Em 2013 aconteceu a 3° Cavalgada Ecológica, oportunidade em que o intuito ecológico focou-se na limpeza das fontes de água, na Localidade de Linha Caramuru. Em setembro, durante as festividades da Semana Farroupilha realizou-se a 2° Missa Crioula. Durante o desfile Cívico Farroupilha, o CTG foi até a avenida levando um grupo de crianças tradicionalistas juntamente com suas famílias.

No ano de 2014 a 4ª Cavalgada Ecológica trouxe como intuito ambiental, o plantio de árvores nativas junto à Escola de Ensino Fundamental Rui Barbosa em Santo Antônio do Inhacorá, local onde encontrou suporte e participação dos alunos. Em abril aconteceu com grande sucesso o 1° Jantar dos Sócios do CTG, e em junho houve a troca de patronagem com respectivo jantar Baile.

Em 12 de agosto de 2014 concretizou-se o início das atividades de Invernadas Artísticas do CTG com 3 categorias e 84 alunos dançando, ocorreu também o 1° curso de dança de salão  promovido pelo CTG e também com muito orgulho, no dia 30 de agosto foi realizado o Primeiro Concurso  Interno de Prendas e Peões.

No dia 06 de dezembro de 2014 acontece Jantar Baile com apresentação das Invernadas do CTG. Escrevendo assim mais uma linha  na historia do Tradicionalismo Inhacorense.

Em 2015 houve a 5ª Cavalgada Ecológica onde a ação foi o repovoamento de alevinos, no Lajeado Cachoeira, localidade de Mato Queimado. Em 26 de abril de 2015 acontece o almoço dos Sócios na Sede. Em setembro, durante as festividades da Semana Farroupilha realiza-se a 4ª Missa Crioula, o Café de Cambona  e o 5º Ovelhaço.

Em 2016, em abril houve a 6ª Cavalgada ecológica, ocorreu o ajardinamento e plantio de árvores nativas no pátio do CTG.

Todas as semanas, o CTG, através de sua patronagem, promove os ensaios de suas invernadas artísticas junto a Sede. Um grupo de laçadores do CTG participa e representa a instituição nos rodeios da região.