A Novemberfest

• Publicado em: 31/01/2022 às 00:00   |   Imprimir

A Novemberfest é mais uma das tantas festas típicas da colonização alemã. Em São José do Inhacorá-RS, desde o ano de 2018, O Governo Municipal juntamente com diversas parcerias locais realiza a NOVEMBERFEST como um evento turístico, cultural e festivo que visa preservar a identidade cultural dos imigrantes alemães no município e região, além de resgatar a cultura germânica e os costumes dos nossos descendentes atraindo visitantes/turistas ao municipio.

A Novemberfest contou até o momento (2022) com duas edições e, estas foram realizadas junto à Praça Municipal Alceu Inácio Fernandes/Rua Emilio Muller, com estruturas que favoreceram esta ambientação. Somente não tiveram mais edições devido à pandemia de Covid-19 a partir de 2020. As festas, contaram com expressivo número de participantes, não somente da comunidade local como de municípios adjacentes, contabilizando em torno de 3.200 turistas/participantes.

Registra-se de modo especial, que esta celebração festiva é caracterizada pelo verdadeiro intercâmbio e mescla de descendentes das mais diversas etnias da formação populacional local e regional, uma vez que além de promover a integração entre toda a população, qualquer tipo de exclusão, racismo e preconceitos são veementemente repudiados.

A festa congrega  apresentações musicais,  danças típicas-folclóricas germânicas com músicas que tocam nos eventos de Oktoberfest, por diversas vezes a centopeia (brincadeira onde uma pessoa segura no ombro da outra sendo seguidas tantas outras,  passando entre mesas e tomando por participação o público presente). Além disso, há a gastronomia tradicional e bebidas, especialmente o chopp!  Nesta festa, participam empresas, entidades, escolas e população em geral  e são ornamentados carros, carroças, como também percebe-se o uso de trajes/vestimentas típicas, muita música e alegria. A Novemberfest é um evento que simboliza um brinde à cultura, alegria, amizade e a confraternização entre as pessoas não só de descendência germânica como toda comunidade.

A imigração alemã trouxe ao Brasil uma rica herança cultural. Há  iguarias da culinária alemã completamente assimiladas pelos brasileiros. Entram nessa lista os embutidos, as carnes defumadas e algumas sobremesas como a torta folhada de maçã (chamada por alguns de strudel, e outros de apfelstrudel). Além do joelho de porco, chamado de “Eisbein”, a truta com pinhão, as cucas com cremes, chucrute, salsicha, cerveja, salada de batatas, geleias/chimias, pães caseiros, tortas, além do hábito do café colonial, tão apreciado por turistas e que fazem o maior sucesso, principalmente, no Sul. Os alemães também contribuíram fortemente na formação dos usos e costumes gaúchos. Neste ínterim devemos destacar também a fala do dialeto "Hunsrückisch" - O Hunsrückisch é um dialeto alemão falado na região do Hunsrück, no sudoeste da Alemanha, sendo o dialeto que deu origem à lingua hunsrik falada nos estados brasileiros de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.