COMEMORAÇÕES FARROUPILHAS 2021

• COMEMORAÇÕES FARROUPILHAS 2021

Assunto: Cultura  |   Publicado em: 15/09/2021 às 14:23   |   Imprimir

Membros da Patronagem do CTG Recanto da Tradição de São José do Inhacorá deslocaram-se dia 10 de setembro em busca da Centelha da Chama Crioula junto ao município de Derrubada/RS.

Dia 13 de setembro, os cavalarianos estiveram em frente à Prefeitura Municipal, às 15 horas, portando a Chama, acompanhados de membros de entidades tradicionalistas de Independência e Três de Maio. O prefeito Gilberto destacou sua gratidão aos cavalarianos que trouxeram a chama para São José do Inhacorá e por cultivarem a Tradição, pois a Chama Crioula é o fogo que simboliza o calor, a claridade, hospitalidade e coragem; representando o gaúcho idealizado no espírito heroico dos farroupilhas com os ideais de justiça e liberdade.

O tema dos Festejos Farroupilhas deste ano é: “Caminhos de Anita”, em homenagem ao bicentenário da heroína dos dois mundos. O Acendimento da Chama Crioula foi regionalizado em decorrência da pandemia do Covid-19 (onde foram adotados todos os protocolos de segurança). O tema dos festejos é uma homenagem aos caminhos percorridos por Anita e à sua bravura, inserida no contexto da Revolução Farroupilha — a mais longa revolução do Brasil, que durou quase 10 anos e tinha como ideais: liberdade, igualdade e humanidade. Anita, ao lado de Giuseppe Garibaldi (1807-1882), lutou pela causa da liberdade no RS.

Durante esta semana, membros do CTG Recanto da Tradição juntamente com a Rede Municipal de ensino estiveram realizando atividades alusivas ao momento, nas escolas: EMEF José Mário Mulller, EMEF Rui Barbosa e na EMEI Paraiso da Criança.

Dia 18 de setembro, sábado, acontecerá a MISSA CRIOULA, às 19 horas junto á Igreja Matriz Católica.