FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS E TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO

• FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFISSIONAIS E TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO

Assunto: Educação  |   Publicado em: 19/07/2021 às 16:02   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Educação, Desportos, Cultura e Turismo comunica que nos dias 19 a 23 de Julho haverá Formação Continuada para os profissionais e trabalhadores da Educação.
SEGUE A PROGRAMAÇÃO:
✔️19 de julho:
14h-O desafio da socialização das crianças na escola em tempos de pandemia
Profa Márcia Pereira (Passo Fundo)
✔️20 de julho:
10h - Conferência (vídeo): Pode um vírus mudar a escola?
Conferencista: Francesco Tonucci
Canal youtube.com NEPEI UFMG
✔️21 de julho:
9h-O trabalho em rede no cotidiano da escola.
Profa Viviane de Lima do Prado (Passo Fundo)
PARTICIPAÇÃO NO VIII FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO (21 A 23.07)
21 de Julho (Quarta-feira)
19h- Solenidade de Abertura
19h30-Conferência
Processos Democráticos em Tempos de Pandemia: interlocuções com o currículo, a aprendizagem e o território.
Profa. Dra. Jaqueline Moll (UFRGS).
Mediação: Profa. Ma. Ádria Brum de Azambuja.
✔️22 de Julho:
8h30- Palestra
Curricularização do Território
Prof. Dr. Márcio Tascheto da Silva (UFN).
Mediação: Profa. Dra. Eliara Zavieruka Levinski.
9h30- Socialização de Pesquisas
C4EP: um framework baseado nas representações sociais das professoras de educação infantil sobre cidade educadora - Profa. Ma. Rosane de Jesus (UNINTER).
13h30-Palestra
A Ressignificação do Aprender e do Ensinar em Tempos de Pandemia.
Profa. Dra. Flávia Eloísa Caimi / Mediação: Profa. Dra. Jacqueline Raquel Bianchi Enricone (URI).
14h30-Socialização de Pesquisas
A Expressão da Aprendizagem no Ensino sob o Ponto de Vista da Pesquisa - Profa. Ma. Letícia Mistura (I.E. Cecy Leite Costa).
✔️23 de Julho:
8h30- Conferência
A Educação das Crianças na Cidade - Profa. Dra. Maria Carmem Silveira Barbosa (UFRGS).
Mediação: Profa. Ma. Silvia Maria Scartazini (UPF).
13h30-Salas Temáticas
1. Campos de Experiências no Currículo da Educação Infantil - Profa. Ma. Silvia Maria Scartazini (UPF).
2. O Ensino e a Aprendizagem nos Processos de Alfabetização - Profa. Dra. Adriana Dickel (UPF).
3. Um Olhar sobre a Saúde do Professor: desafios e possibilidades - Fisio. Me. Diego Vidaletti.
4. A Participação dos Funcionários no Processo Educativo das Escolas - Profa. Dra. Marilise Brockstedt Lech.
5. A Influência da Literatura e da Cultura Territorial para Formação da Identidade Individual e Coletiva - Profa. Ma. Maria Lêda Lóss e Bel. Rosi Capelari.
6.Tecnologias Digitais e as Nuances entre Ensinar e Aprender: desafios e possibilidades Prof. Dra. Maria Augusta Darienzo (UPF).
7. A Pesquisa na Prática Docente: indicadores teórico-metodológicos - Profa. Dra. Luciane Spanhol Bordignon (UPF).
8. Entre Sujeitos, Lugares e Paisagens: valorizando o território na Cidade Educadora Fotógrafo Jorge Teixeira e Fotógrafa Ariana Weimer.
Nossa equipe acredita que a “Formação Continuada” é o alicerce para uma teoria e prática reflexiva, sempre permeada pela construção conjunta em prol da educação!
Atenciosamente,
SMECDT/ 2021.