CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA

• Qual a importância da cultura negra e indígena para a história do Brasil?

Assunto: Educação  |   Publicado em: 26/10/2021 às 10:55   |   Imprimir

Qual a importância da cultura negra e indígena para a história do Brasil?

A história brasileira possui grande influência da cultura africana e indígena. Os negros escravizados incorporaram elementos da sua cultura à sua nova realidade, completamente diferente do que vivenciava o que originou uma nova categoria, designada pelos historiadores como cultura afro-brasileira.

Com os afrodescendentes, vieram os costumes, as religiões, as tradições, uma cultura forte e diferente das que já estavam aqui, vindas dos europeus e dos índios. A união e a mistura de todos esses elementos deram origem à identidade brasileira.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo- SMECDT de São José do Inhacorá,  oportunizou no mês de outubro duas formações sobre Cultura Afro-brasileira e Indígena, para a Rede Municipal de Ensino, sendo elas:

- Dia 04 de outubro, intitulado “Marcos legais do ensino da história e da cultura indígena e afro-brasileira”;

- Dia 25 de outubro o tema foi: “Ensino e Práticas Educativas: cultura afro-brasileira e indígena”.

Os dois temas foram ministrados pela Professora Dra Ironita Policarpo Machado (UPF) e doutorando Axsel Batistella de Oliveira (UPF), com a mediação da Professora  Eliara, via plataforma digital -  Google Meet.

Além das formações as equipes das escolas estiveram reelaborando os Projetos Políticos Pedagógicas em cada instituição. Reforçamos que nestes dias, conforme o Decreto Municipal Nº 093/2021 de 21 de setembro de 2021, ocorreram aulas não presenciais na Rede Municipal de Ensino.