VIAGEM PEDAGÓGICA A SANTA MARIA E ITAARA

  • VIAGEM PEDAGÓGICA A SANTA MARIA E ITAARA

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 09/11/2023 às 16:16   |   Imprimir

 

No dia 07 de novembro os alunos do 8º ano da EMEF Professor José Mário Müller, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, realizaram uma viagem pedagógica e cultural à cidade de Santa Maria e Itaara. Junto ao Mantenedouro e Zoo São Braz, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer várias espécies animais que estão naquele local. Trata-se um local onde diferentes espécies animais da vida selvagem são encaminhados, devido a maus tratos, atropelamentos e apreensões realizadas por órgãos ambientais. Ali os animais são tratados e dentro das possibilidades, alguns deles são reintroduzidos na natureza, conforme as condições de saúde de cada indivíduo. O local prioriza a sensibilização quanto à preservação dos animais e meio ambiente, promovendo uma interação com a educação ambiental.

Ao visitar o Museu Gama d’Eça da UFSM, os estudantes fizeram um mergulho na história do Brasil, e especialmente do Rio Grande do Sul, abrangendo o período Guaranítico do Brasil Colonial,  Brasil Império e Brasil República. Na área das Ciências naturais, um passeio  na Paleontologia, especialmente pelo período que antecede aos dinossauros, por meio dos fósseis, demonstrando que a região central do estado é de fato o berço dos primeiros dinossauros da Terra. Completam a seção a coleção de animais empalhados (taxidermia), e coleção entomológica de borboletas e besouros.

No Museu Vicente Pallotti, houve visitação de secções relacionadas a mineralogia, paleontologia, arqueologia, taxidermia, história e arte sacro-missioneira, objetos do século XVI ao XXI, oferecendo aos estudantes um abrangente leque de informações e conhecimento.

No centro de Santa Maria, foi possível observar as diferentes formas de arquitetura presentes nas fachadas de prédios e espaços públicos, como também a vida frenética de uma cidade com mais de 280 mil habitantes.

Junto a Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Imaculada Conceição e do Santuário Basílica de Nossa Senhora de Medianeira de Todas as Graças, chamam a atenção a arquitetura de diferentes épocas e também os estilos artísticos presentes na decoração dos templos, evidenciando belíssimas expressões da arte barroca e moderna.

Para finalizar, o passeio, uma visita ao Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência Victor Mostajo, em Itaara, com uma viagem no tempo desde a formação do Sistema Solar até a viagem do homem a Lua, com recursos da astronomia, paleontologia, arqueologia, geologia e biologia,  e no final ingressando na área da Ufologia, com suspense e curiosidade sobre seres extraterrestres.

Com toda certeza as atividades desenvolvidas com a viagem enriqueceram o conhecimento dos estudantes e despertaram diferentes interesses a partir de tudo que foi visitado, colaborando significativamente com o trabalho diário desenvolvido pelos diversos professores em sala de aula, dando assim uma qualidade ainda melhor ao processo de  aprendizagem desenvolvido na escola.