• SECRETARIA MUNICIPAL DA FAZENDA DIVULGA 10 MAIORES EMPRESAS NA PARTICIPAÇÃO DO RETORNO DO ICMS

Assunto: Fazenda  |   Publicado em: 21/12/2020 às 12:02   |   Imprimir

Com a apuração dos dados referentes ao ano de 2019 fechados, o Município de São José do Inhacorá/RS, atingiu o valor de R$ 93.909.050,00 (Noventa e três milhões, novecentos e nove mil e cinquenta reais) de Valor Adicionado. Segundo este números, o município teve uma aumento de 3,74% em seu índice e um acumulado de 19,29% nos últimos 5 anos.

O percentual de 61,66%  provém da geração de riqueza do setor agrícola, onde o carro chefe é a suinocultura, seguido do leite, soja, trigo, milho e gado. Para Indústria comércio e serviços ficou o percentual de 38,34%. Dentro desse percentual, temos a seguinte relação como as 10 maiores empresas contribuintes:

1º - Geraldo N. Recktenwaldt & Cia Ltda (São José Industrial) – Regime Tributário Geral;

2º - Mega Papéis Ltda - Regime Tributário Geral;

3º - Paulinéia Lottermann Reis – Simples Nacional

4º - Coop. Agrop. Alto Uruguai Ltda (Mercado) - Regime Tributário Geral;

5º - Coop. Agrop. Alto Uruguai Ltda (Loja) - Regime Tributário Geral;

6º - Luis Carlos Beuren (Chá Erva da Mata) – Simples Nacional;

7º - Agropecuária Guth Ltda - Regime Tributário Geral;

8º - Leidens & Leidens Ltda (Rede Construir) – Simples Nacional

9º - Sanjotex EIRELI – Simples Nacional

10º - Auto Abastecedora Schú Ltda - Regime Tributário Geral;

Vale lembrar que, dentre essas 10 maiores empresas contribuintes, 5 tem ou tiveram auxílio de recursos públicos nos últimos anos, sendo ajuda financeira para participação em feiras, terrenos industriais, cedência de prédios, empréstimos financeiros, entre outros auxílios previstos em legislação. O que demonstra que investir na geração de emprego e renda tem seus devidos retornos aos cofres públicos, sendo de forma direta (arrecadação de ICMS e outros Impostos), seja de forma indireta (IPVA, IPTU, aquecimento do comércio local e outros).