• MOBILIZAÇÃO PARA PREVENÇÃO DA PROLIFERAÇÃO DO AEDES AEGYPTI E DA TRANSMISSÃO DE DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA.

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 03/03/2022 às 10:02   |   Imprimir

A prevenção é de máxima importância para combater o mosquito causador da dengue eliminando os possíveis focos, o lixo que acumula água e os devidos cuidados com recipientes, como caixa d’água e a limpeza de calhas e vasos.

NÃO ACUMULE ÁGUA PARADA!

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a todos os munícipes que reservem um tempo durante a semana, pelo menos 10 minutos para o combate. De acordo com o Instituto Osvaldo Cruz, o mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e chikungunya vive e se reproduz dentro e ao redor das nossas casas. “Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão dessas doenças”.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO:
- Não deixar água parada;
- Realizar a limpeza e tampar caixa d’ água e demais utensílios usados para a coleta de água da chuva;
- Evitar uso de lonas ou mantê-las bem esticadas;
- Colocar areia nos pratinhos de plantas;
- Manter as lixeiras tampadas;
- Guardar garrafas com o gargalo para baixo;
- Deixar os depósitos para guardar água, sempre tampados;
- Evitar acumular entulhos;
- Limpeza dos reservatórios onde existe água acumulada pela chuva, bem como dos quintais e terrenos baldios.