AUMENTO NOS CASOS DE DENGUE PREOCUPA O SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE

• AUMENTO NOS CASOS DE DENGUE PREOCUPA O SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 22/03/2022 às 13:20   |   Imprimir

Pede-se encarecidamente a atenção de todos os munícipes quanto aos cuidados com o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue!
O Município de São Jose do Inhacorá registrou aumento um considerável no número de casos de dengue no mês de março de 2022. Diante desse cenário, o governo municipal emite um ALERTA para que a população mantenha os cuidados no combate a doença, especialmente neste período do final do verão.
Segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, são 5 casos confirmados e 4 casos ativos. Na manha de 22/3 realizou-se um mutirão pelos agentes comunitários de saúde para combate à dengue. A ação faz parte das estratégias da pasta para a eliminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
O combate à dengue se dá principalmente pela eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dos vírus da dengue, chikungunya e Zika. PARA ISSO, É PRECISO EVITAR O ACÚMULO DE ÁGUA PARADA.
Entre as ações recomendadas à população estão: limpar e esvaziar os pratos dos vasos de plantas, manter as caixas d’água, cisternas e outros recipientes de armazenamento de água bem fechados, evitar deixar garrafas e pneus em locais onde possam acumular água, entre outros cuidados. Dez minutos por semana dedicados a evitar a dengue podem salvar vidas.
Os principais sintomas da dengue são febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Doença sazonal
Apesar do aumento de casos, a SMS afirma que não há uma epidemia de dengue no município. A dengue é uma doença sazonal, ou seja, que tem maior incidência em determinada época do ano.