APOIO DA 14ª CRS NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

• APOIO DA 14ª CRS NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 11/10/2022 às 08:13   |   Imprimir

A Secretaria Municipal de Saúde através do setor de Combate às Endemias alerta a população local sobre a necessidade de esforços conjuntos de toda sociedade para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue e de outras doenças como Chikungunya e Zika Vírus. Neste intuito, são realizadas constantes vistorias nos imóveis com o objetivo inicial de orientar os munícipes.

“Com a aproximação do período mais quente do ano os cuidados devem ser intensificados.” Destaca Antônio Lauri Palhano – Coordenador de Campo da Vigilância Ambiental da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado, que periodicamente acompanha os trabalhos.
Os mosquitos adultos vivem de 30 a 45 dias. Quem se alimenta do sangue das pessoas é a fêmea. Ela precisa disso para que os ovos se desenvolvam completamente. Após acasalar com o macho, a fêmea procura locais com água limpa para depositar os ovos. As larvas nascem dos ovos e se desenvolvem na água, e viram adultos dentro de um período de 7 a 10 dias.

\Os ovos são altamente aderentes e podem ficar grudados nas paredes de recipientes por mais de um ano, se conservando mesmo sem a presença de água, entrando em processo de eclosão com o retorno do contato com a mesma.