CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA DENGUE, CHIKUNGUNYA OU ZIKA

• CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA DENGUE, CHIKUNGUNYA OU ZIKA

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 24/04/2023 às 15:14   |   Imprimir

A secretaria Municipal da Saúde de São Jose do Inhacorá,  mais uma vez muito engajada perante as ações de proteção contra o Mosquito Aedes Aegypti -  que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya., vem  mobilizar a população em geral com o objetivo de conscientizar a todos sobre os perigos do inseto e a importância de combate aos criadouros.

Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são semelhantes. Eles incluem *febre de início abrupto acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais*. A orientação do Ministério da Saúde é para que a população procure  a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência assim que surgirem os primeiros sintomas.

A prevenção é a melhor forma de combater a doença. *Evitar água parada, esvaziar garrafas, não estocar pneus em áreas descobertas, não acumular água em lajes ou calhas, colocar areia nos vasos de planta e cobrir bem tonéis e caixas d’água, lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar agua,  coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada, use repelente contra insetos aplicado na pele*, estas são algumas iniciativas básicas para evitar a proliferação do vetor. TODO LOCAL DE ÁGUA PARADA DEVE SER ELIMINADO, POIS É LÁ QUE O MOSQUITO TRANSMISSOR COLOCA OS SEUS OVOS.

Na quinta feira dia 20 de abril, a equipe de endemias da Secretaria  Municipal de Saúde, realizou uma ação de pulverização com o uso do inseticida ULV CIELO orientado pela 14ª CRS de Santa Rosa,  na tentativa de bloqueio químico por diversas trechos da cidade e abrangendo algumas residências.

Todas as suspeitas de dengue devem ser notificadas à Vigilância Epidemiológica municipal pelos serviços de saúde, no momento do atendimento ao paciente. _“As notificações desencadeiam medidas institucionais, sejam epidemiológicas e ambientais, como combate ao vetor e eliminação de criadouros e podem ser efetuadas pelo whatsapp 55 9 8424-8660”_, enfatiza a gestora municipal da saúde Raquel Arnt.