SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO À ESTIAGEM

• Decreto Municipal nº 004, de 10 de janeiro de 2022.

Assunto: Administração  |   Publicado em: 14/01/2022 às 15:50   |   Imprimir

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA DEVIDO À ESTIAGEM

Decreto Municipal nº 004, de 10 de janeiro de 2022.

A comissão que avalia os prejuízos causados pela longa estiagem que afeta o Município,  juntamente com a Administração Municipal, decidiu pela decretação de Situação de Emergência neste dia 10 de janeiro de 2022.
A Situação de Emergência caracterizou-se pela redução da precipitação pluviométrica que estende até a presente data. Associada a altas temperaturas e ventos que aceleram o processo de esgotamento da umidade do solo e fontes de água e diversas perdas nas culturas agrícolas, conforme levantamentos realizados pelos setores do Governo Municipal inhacorense, através das secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Assistência Social e EMATER.

Segundo levantamento estimado ate hoje, as perdas econômicas/prejuízo no setor agropecuário contabilizam mais de R$ 11 milhões de reais, além de prejuízos sociais e ambientais  relacionados ao atual cenário da estiagem. Os recursos hídricos apresentam significativa redução de volume, açudes e reservatórios encontram-se abaixo da capacidade de retenção e fontes superficiais estão secando A equipe da Secretaria Municipal de Obras esta com grande demanda de abertura e limpeza de bebedouros e também transporte de agua te propriedades rurais.

O Município de São José do Inhacorá vem desenvolvendo ações para que nenhuma família fique sem água potável e dialogando a nível regional a situação que assola toda nossa região.

Neste interim, solicita-se também a adoção, pela comunidade local,  de medidas conscientes quanto ao uso de agua potável. Como estamos enfrentando um período muito forte de estiagem, a falta de chuva vem causando grande preocupação!