CRAS BEM VIVER NA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

            A equipe do CRAS Bem Viver de São José do Inhacorá,  em parceria com a Associação dos Servidores Municipais - ASCISJOI e a Unimed Santo Ângelo, realizaram a 1ª Caminhada de Prevenção ao Suicídio no último dia 14 de setembro, no município.

             Depois desta, foi falado abertamente sobre suicídio com a Psicóloga Camila Câmara, especialista em lutos e perdas, que trouxe discussões importantes para o entendimento do suicídio como consequência de tabus, impulso suicida, transtornos psicossociais. Ressaltou o grande número de suicídios no RS, no Brasil e no mundo, bem como os recursos necessários e disponíveis para prevenção e apoio dos indivíduos que pensam no ato e pedem socorro.


Segundo a psicóloga “o suicídio é um gesto de autodestruição causado por um conjunto de situações, onde há necessidade de aliviar pressões externas como cobranças sociais, remorso, depressão, ansiedade, medo, fracasso, dependência química...). Ainda segundo Camila “ao receber ajuda preventiva ou oferta de socorro diante de uma crise, elas podem reverter a situação ao colocar para fora seus sentimentos, ideias e valores, alterando, assim, seu estado interior”
Na visão da Psicóloga Cassia Cassol, da Equipe psicossocial do CRAS Bem Viver, “ a falta de empatia contribui para que a pessoa pense em suicídio, pois afasta aquele que pede socorro. Ter alguém para conversar sem julgamentos pode fazer a grande diferença.”

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde, 90% dos casos de suicídio podem ser prevenidos, desde que existam condições mínimas para a oferta de ajuda Voluntária ou profissional.

 

Para aqueles que precisam conversar sobre o assunto, sob total sigilo, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida – CVV, pelo telefone 188, pelo Chat 24 horas no www,cvv.org.br ou procure as unidades do seu município:

CRAS Bem Viver:  55 9 8414-1224

ou

NASF:  55 3616-0253
 

VIVER É A MELHOR OPÇÃO.