FESTA DO COLONO E MOTORISTA DE SÃO JOSE DO INHACORA

• FESTA DO COLONO E MOTORISTA DE SÃO JOSE DO INHACORA

Assunto: Diversos  |   Publicado em: 22/07/2019 às 11:44   |   Imprimir

A Paróquia  São José  de São José do Inhacorá,  há muitos anos comemora o dia alusivo ao COLONO E MOTORISTA que inicia com celebração religiosa, desfile e benção de veículos, máquinas agrícolas e caminhões, almoço seguido de festa.  Neste ano, foi realizada no domingo dia 21 de julho – sendo a data comemorada oficialmente em 25 de julho.

Para centenas de comunidades rurais do Sul do Brasil, o dia 25 de julho sempre se revestiu de significado cordial: é o Dia do Colono, estendendo ainda suas reverências ao motorista. Em outras palavras, ele remete às origens, aos pioneiros, num momento de celebração e de congraçamento por todos aqueles que, ao longo de décadas, plantaram as bases do desenvolvimento e do progresso regional.

A definição do dia 25 de julho como Dia do Colono deu-se em 1924, em meio às comemorações do centenário de vinda dos primeiros imigrantes ao Rio Grande do Sul. A data simboliza a chegada da primeira leva de imigrantes à Feitoria Real do Linho-Cânhamo, que, posteriormente, constituiria a sede da cidade de São Leopoldo-RS.

O Dia 25 de julho também é o Dia do Motorista em homenagem ao protetor dos motoristas e dos viajantes: São Cristóvão. Ele viveu provavelmente na Síria e sofreu o martírio no século III. “Cristóvão” significa “Àquele que carrega Cristo” ou “porta-Cristo”.

A  Administração Municipal de São Jose do Inhacorá deseja a todos os COLONOS E MOTORISTAS muito sucesso e progresso em suas atividades.