• PEREGRINAÇÃO E ENCENAÇÃO DA PAIXÃO DE CRISTO CONGREGAM MAIS DE 10 MIL PESSOAS DURANTE SEMANA SANTA

Assunto: Turismo  |   Publicado em: 12/04/2023 às 09:05   |   Imprimir

A Encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo, tradicionalmente promovida em São José do Inhacorá, em parceria com a Associação Cultural Caminhos do Calvário e Igreja Matriz Católica, já está em sua 43ª edição e, em 2023, reuniu mais de 10 mil pessoas, entre peregrinos e espectadores da encenação, no dia 7 de abril junto ao Santuário Parque São Francisco de Assis.

O espetáculo contou com uma equipe de mais de 70 integrantes, voluntários da comunidade local, que assumem o papel de atores, figurantes, coordenação e produção. Toda a caracterização e figurinos são confeccionados pela equipe voluntária do espetáculo, com a fabricação de todas as vestimentas com inúmeros detalhes para trazer a realidade dos momentos vivenciados à época.

A performance foi conduzida pelo coordenador Gilberto Ferrari que afirma: “É uma honra e ao mesmo tempo uma responsabilidade muito grande. O que eh executado na esplanada emociona e faz centenas de pessoas que vem nos assistir refletirem sobre os ensinamentos de Jesus”.
“A encenação é uma forma de vivenciarmos mais profundamente a espiritualidade da Paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, que é razão e centro da nossa fé”, explica o Frei Carlos Schaefer da Igreja Matriz Católica.

UM POUCO DE HISTÓRIA
Essa foi a 43ª Encenação da Paixão de Cristo. A primeira delas ocorreu em 1980 e contou com a participação de poucos integrantes. Na ocasião não havia grupo de teatro, nem qualquer tipo de som; contava-se com um grupo das orações.

Com o passar dos anos, a peregrinação advinda de outras cidades adjacentes como Boa Vista do Burica, Três de Maio, Alegria, Santa Rosa, Horizontina, São Martinho, Independência, foi reunindo um público cada vez maior. Logo após a pandemia, em meados de 2021, o Grupo Cultural Caminhos do Calvário decidiu por incrementar o evento com estruturas melhoradas de sonorização, luzes, vestimentas e demais itens, atraindo milhares de fiéis da região.

O evento contou com apoio da Prefeitura de São José do Inhacorá e da Comunidade Matriz de São José, além das diversas empresas, entidades e pessoas que realizaram doações, sendo estas citadas na noite do evento.