Cooper São José adquire equipamentos

• Feira de Produtos Agroindustriais e de artesanato.

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 25/05/2016 às 16:45   |   Imprimir

A Cooper São José recebeu recentemente equipamentos que serão usados na Feira de Produtos Coloniais, Agroindustriais e Artesanato que acontece todos os sábados pela manhã na Casa da Agricultura Familiar Décio Fernandes em São José do Inhacorá.

A contemplação dos equipamentos se deu através de recursos do Programa de Regionalização do Abastecimento,  da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Governo do Estado, no valor de R$ 48.000,00 com rebate de 80% sobre o valor financiado. São refrigerados, expositores, entre outros equipamentos que serão utilizados para a exposição e acondicionamento dos produtos comercializados na feira que vão desde embutidos, lácteos, hortigranjeiros e artesanato.

Histórico

A Cooperativa de Agricultores Familiares (Cooper São José),  foi fundada no dia 21 de março de 2014. Constatando a necessidade de implantar um ponto permanente de comercialização de produtos coloniais, artesanais e agroindustriais, na cidade, como forma de agregar mais renda às famílias rurais, bem como proporcionar a venda de produtos diretamente aos consumidores urbanos e demais consumidores o Município de São José do Inhacorá e as demais entidades locais, como Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Emater/RS-Ascar, Conselho de Desenvolvimento Rural inauguraram no dia 19 de março de 2015 a central de vendas de produtos coloniais, agroindustriais e artesanais de São José do Inhacorá/RS.

O Projeto foi idealizado pela Secretaria Municipal do Agronegócio e Meio Ambiente e operacionalizado com recursos provenientes do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, na ordem de R$ 409.040,21.

A edificação abriga mais um ponto de comercialização de produtos coloniais e a sede administrativa e comercial da Cooper São José, resultado de um Projeto apresentado pela Administração Municipal ao Território Fronteira Noroeste que é uma organização regional com injeção de recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário visando o desenvolvimento e agregação de renda na agricultura familiar.

A abrangência da cooperativa além de São José do Inhacorá é de municípios vizinhos em um raio de até 30 quilômetros.

A Casa foi designada com o nome de “Casa da Agricultura Familiar Décio Fernandes” – uma homenagem ao agricultor e primeiro presidente da associação de comercialização de produtos coloniais, fundada em 2005 e localizada na localidade de Ponte Alta, e sobremaneira, em virtude de ter sido um produtor rural da agricultura familiar e cidadão proeminente neste município.

Feira acontece todos os sábados pela manhã

A Feira de Produtos coloniais, agroindustriais e artesanato é um evento em parceria da Prefeitura Municipal, EMATER/ASCAR-RS e Produtores Rurais da Cooper São José e tem o objetivo de divulgar os produtos coloniais produzidos no Município, como: defumados e embutidos, queijo e derivados, laticínios em geral, frutas, verduras e legumes, licores, mel e derivados, melado, bolos, cucas, pães, conservas, rapaduras, além do artesanato em suas variadas formas. A feira acontece todos os sábados das 08h30min ao meio dia.