Um ano de Feira de Produtos Coloniais, Agroindustriais e de artesanato

• A Feira foi inaugurada em 07 de julho de 2015

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 13/07/2016 às 15:36   |   Imprimir

Formada por 11 Feirantes com produtos oriundos da  Agricultura Familiar de São José do Inhacorá, a Feira de Produtos Coloniais e Agroindustriais, completou 01 ano de funcionamento em  07 de julho de 2016.

No âmbito da agricultura familiar, a criação de associações e cooperativas vem sendo destacada como um canal importante de produção, organização de produção, agregação de valor e de comercialização da produção.  Neste sentido, o cooperativismo tornando-se uma alternativa vantajosa para os agricultores familiares, propiciando-lhes sua inserção nos mercados locais e regionais e  ampliando a sua possibilidade de enfrentamento da concorrência da agricultura empresarial ou patronal. Embora reconhecida a importância da agricultura familiar para o abastecimento e segurança alimentar no mundo, esse segmento é desafiado a apresentar respostas cada vez mais rápidas frente ao processo de evolução de produtos.

É neste ínterim que a Cooper São José de São José do Inhacorá foi fundada em 21 de março  de 2014 através da força  e cooperação de 44 Agricultores da Agricultura Familiar do município e, hoje tem a capacidade de agregação de valor e comercialização dos mais variados itens como hortigranjeiros, embutidos, derivados do leite e cana de açúcar, panificações e farináceos, derivados vegetais como sucos e licores, artesanato e flores (orquídeas) através de 11 feirantes que participam semanalmente da Feira de Produtos Coloniais e Agroindustriais realizada aos sábados, das 8h15 às 11h00 na Central de Vendas. Observamos ainda, que a partir desta semana, a Feira passará a atender também nas quartas-feiras das 17 às 19 horas.

Sábado, dia 09 de julho, tendo por local a Casa de Agricultura Familiar Décio Fernandes (Central de Vendas) foi comemorado o  primeiro aniversário da  Feira de Produtos Coloniais, Agroindustriais e de Artesanato, inaugurada em 07/07/2015 e, contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas prestigiando o evento. A Diretoria da Cooper São José, bem como todas as entidades parceiras deste empreendimento, como a EMATER/ASCAR-RS, Secretaria Municipal do Agronegócio e Meio Ambiente - SMAMA avaliaram positivamente o primeiro ano de Feira e também da atuação da Cooperativa. Os consumidores tiveram produtos de qualidade direto do agricultor familiar e agroindustrial  para a mesa do consumidor.

No ato alusivo à comemoração de aniversário da feira,  o gerente local do Sicredi, Mauri Schneider, realizou a doação de uma mesa e um microcomputador à Cooper São José.  Ainda durante a realização da Feira, os feirantes fizeram sorteios de alguns de seus produtos da Agricultura Familiar  aos participantes.

A Cooper São José agradece a todos os que envidaram esforços para a realização deste evento, ao Sicredi pela doação do equipamento e móvel, às autoridades municipais que prestigiaram o evento e às servidoras da EMATER e SMAMA que confeccionaram um bolo que foi servindo durante a Feira.