Visita técnica de cooperativistas Paraguaios a São José do Inhacorá

A ACI em conjunto com EMATER, Cooper São José e a Prefeitura Municipal, recepcionaram na manhã desta quarta feira, dia  17 de agosto junto à Praça Municipal de São José do Inhacorá, uma comitiva de aproximadamente 30  associados da cooperativa “Colônias Unidas do Paraguai”.

O principal intuito dos cooperativistas paraguaios  é o de uma visita técnica a municípios de pequeno porte com melhores índices de desenvolvimento econômico da Região Fronteira Noroeste, levando em consideração suas politicas públicas e suas potencialidades, seu sistema  produtivo, a agricultura, bem como suas empresas, cooperativas e demais empreendimentos,  promovendo desta feita, a troca de conhecimentos e informações entre ambas as partes.

Em sua explanação, os cooperativistas paraguaios entendem que a forma de fazer com que a agricultura familiar se fortaleça economicamente é por meio do cooperativismo e do associativismo, em função de que essas organizações de pequenos  agricultores são a melhor forma de acesso ao desenvolvimento rural, geração de renda  e também ao mercado, que é a consolidação do esforço de trabalho canalizado via produção.

A Cooperativa Colônias Unidas está localizada no departamento de Itapúa -  sul do Paraguai, em uma cidade chamada Obligado, onde está sediada. Ele tem cerca de 4.000 associados ativos e 805 funcionários permanentes atinge uma média de 1.000 funcionários em tempos de colheita. Colônias Unidas é conhecida por ser uma Cooperativa com produção agroindustrial. Suas atividades agrícolas estão concentradas em produção de soja, trigo, girassol, milho, sorgo, produção leiteira e inclusive a erva-mate.

Em sua estada por São José do Inhacorá, conheceram esmpresas do setor metal mecânico e indústrias moveleiras, bem como a Cooper São José, que é também totalmente voltada à Agricultura Familiar, além do desenvolvimento econômico e social do município, o que lhes foi apresentado na manhã do dia 17, junto  ao CTG Recanto da Tradição.