SEMANA FARROUPILHA 2017

  • SEMANA FARROUPILHA 2017

    Assunto: Cultura  |   Publicado em: 12/09/2017 às 09:19   |   Imprimir

Ocorreu dia 10 de setembro a abertura oficial da Semana Farroupilha 2017 em São José do Inhacorá, quando por volta das 11 horas a Chama Crioula foi recepcionada no CTG Recanto da Tradição. Ao meio-dia de 10 de setembro, foi servido almoço junto à instituição e a programação segue até 01 de outubro com a 2ª mateada na praça.

O 20 de Setembro é a data máxima para os gaúchos. Neste dia celebram-se os ideais da Revolução Farroupilha, que tinha como objetivo propor melhores condições econômicas ao Rio Grande do Sul.

A cultura

A Revolução Farroupilha é o mito fundante da cultura gaúcha. É a partir dela que se estabelece toda a identidade do povo gaúcho, com suas tradições e seus ideais de liberdade e igualdade. Hoje a cultura gaúcha é reverenciada não só no estado, mas no país e no mundo, através dos milhares de CTGs (Centro de Cultura Gaúcha) espalhadas por todos os cantos. E a cada 20 de Setembro, o gaúcho reafirma o orgulho de suas origens e o amor por sua terra.

Fique por Dentro da Programação do CTG Recanto da Tradição:

Dia 12 de setembro, o almoço será promovido pelo Grupo de Idosos. Dia 14 de setembro haverá o Café de Cambona para as escolas Rui Barbosa , Madre Madalena, Pré-escola Paraíso da Criança e, dia 18, o almoço junto ao CTG será promovido pela Escola Madre Madalena.

O dia 20 de setembro terá a Celebração Crioula Ecumênica  às 10h em homenagem ao dia do gaúcho – feriado estadual e haverá apresentações das Invernadas. À tarde haverá fandango  com animação deJomar e Salastiel e, às 18h Extinção da Chama Crioula.

No dia 01 de outubro acontecerá a  2ª Mateada das Invernadas Dente de Leite, Mirim e Juvenil do CTG Recanto da Tradição e Invernadas Visitantes, evento este, em parceria com Secretaria Municipal de Educação com inicio às 14h30.  O evento contará com Brinquedos Infláveis para as crianças e terá venda de lanche e bebidas - Encerramento às 18h.