Novos olhares para o processo educativo!

• Novos olhares para o processo educativo!

Assunto: Educação  |   Publicado em: 10/10/2017 às 17:02   |   Imprimir

TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Novos olhares para o processo educativo!

Sabe o que os estudantes de uma escola municipal de uma cidade pequenina com menos de 3 mil habitantes tem em comum com os estudantes de uma escola de classe A de São Paulo? As mesmas possibilidades de aprendizagem e acesso aos recursos educacionais tecnológicos colaborativos do Google For Education que abrem portas para o mundo.  Prof. Maidi Dalri.

Desde a invenção do quadro negro, passando pela fotocopiadora e videocassete, o foco da tecnologia em sala de aula vinha sendo a apresentação da informação. No século 21, em razão da disseminação de computadores, internet e programas interativos, o desafio atual é fazer com que os métodos de aprendizagem se adaptem de acordo com a evolução da tecnologia educacional.

Através de diversas capacitações realizadas desde o ano de 2013, com a empresa TopSer – Consultoria, Treinamento e Desenvolvimento, oferecida aos educadores da rede municipal de São José do Inhacorá, os quais têm focado seu trabalho e planejamento no desenvolvimento de projetos com as ferramentas do Google For Education e ferramentas interativas como o Plickers.

Segundo a Professora certificada do Google, Maidi Dalri, “Quando iniciamos o projeto de Tecnologia Educacional na Educação Infantil em São José do Inhacorá eu não tinha ideia do alcance desse trabalho. Hoje temos uma equipe empoderada que gerou Transformação para além do ambiente escolar envolvendo as famílias e a comunidade. Os processos de capacitação já acontecem praticamente mesclados ao planejamento pedagógico”

Neste projeto que alavanca o uso de recursos tecnológicos, estão envolvidos todos os educadores da rede municipal de educação inhacorenses:  as escolas de Ensino Fundamental Rui Barbosa e as duas Escolas de Educação Infantil Paraíso da Criança. A Tecnologia na Educação Infantil uma forma de aproximar pais e escola e de empoderar os professores na sua prática além de reforçar o vínculo entre professor e estudante.