A CRIANÇA, A FAMÍLIA E A ESCOLA: DO PERÍODO COLONIAL À CONTEMPORANEIDADE.

  • A CRIANÇA, A FAMÍLIA E A ESCOLA: DO PERÍODO COLONIAL À CONTEMPORANEIDADE.

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 13/08/2018 às 21:06   |   Imprimir

Partindo de um contexto histórico, podemos entender que a infância, a família e a escola passaram por um processo bastante significativo. A família, por exemplo, era constituída por mãe, pai e muitos filhos, sendo que o pai era quem tinha o pátrio poder sobre estes.

Os brinquedos das crianças eram elaborados em pequenas oficinas, de forma artesanal e de madeira. A fabricação destes ligava pais e filhos, pois, eram fabricados na família e transmitidos culturalmente à criança. Com o avanço da industrialização, o brinquedo se subtrai e passa a ser fabricado em série, o que ocasiona o apagamento da sua história. No entanto, com a produção em série dos brinquedos, ocorre uma fratura, pois, a criança não precisa mais criar e nem colocar mais o seu corpo em cena porque o produto já se encontra pronto.  Assim como ocorreram transformações com os brinquedos, a família também passou a fazer parte dessas transformações.

Diante de todas estas transformações, foi proposto aos participantes um trabalho interdisciplinar para dar contas das dúvidas e angústias que permeiam o casal parental.

Assim sendo, é de suma importância que cada instituição (família, escola) saiba distinguir o seu real papel e principalmente compreender a origem de determinados sintomas.

No intuito de colocar em prática alguns assuntos, foi proposta aos participantes a possibilidade de confeccionar, resgatar os brinquedos artesanais da infância levando em consideração a importância do brincar, o valor simbólico que “essa construção produz na aproximação de pais e filhos. Destacando que “a transformação tecnológica distancia a criança de seus pais, e estas crianças atribuem esse brinquedo tecnológico à competitividade e não à singularidade como deveria ser”, afirma a psicóloga Rosvani Beuren Pires, que esteve ministrando uma série de oficinas sobre o tema - A Criança, a Família e a Escola: Do Período Colonial à Contemporaneidade.

Este Projeto teve como parceiros a SMECDT – Secretaria Municipal de Educação, Cultura, desporto e Turismo, Secretaria Municipal da Saúde, o Conselho Tutelar, as escolas da rede municipal, num período  compreendido entre 05 de março a 02 de agosto de 2018.  A Administração Municipal agradece a todos os envolvidos neste significativo Projeto.