Escola Madre Madalena está entre as mais bem avaliadas na rede estadual no IDEB 2017

  • Escola Madre Madalena está entre as mais bem avaliadas na rede estadual no IDEB 2017

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 11/09/2018 às 13:41   |   Imprimir

A rede estadual do Rio Grande do Sul melhorou seu desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2017 em relação com a edição anterior, de 2015, em todas as etapas da Educação Básica. Os dados divulgados no último dia três pelo Ministério da Educação apontam, no entanto, que nem no Ensino Fundamental, nem no Ensino Médio, as escolas estaduais conseguiram atingir a meta definida para a rede.

A situação mais preocupante é no Ensino Médio, etapa em que as escolas estaduais gaúchas atingiram um desempenho de 3,4, em uma escala de zero a 10. O resultado foi melhor do que o verificado em 2015 (3,3), mas está abaixo da média do país, que foi de 3,5. Também é bem inferior à meta estipulada para a rede, de 5,1. Em comparação com os demais Estados, manteve a 15ª.

Mas se as boas notícias não têm sido o forte do Brasil nos últimos anos, o novo levantamento do Ideb tem uma história positiva para contar. A Escola Madre Madalena de São José do Inhacorá ficou em 6º lugar no Ensino Médio entre 340 escolas estaduais do Rio Grande do Sul avaliadas no ano passado. O estabelecimento atingiu 5,6 pontos bem acima da meta de 4,8 pontos.

 

Conforme a diretora da Madre Madalena, Carmeli Maria Escher, a escola oferece uma carga horária ampliada com 1.120 horas anuais nos três anos do ensino médio. Além disso, ela destaca o resgate do comprometimento de alunos e pais no processo ensino-aprendizagem. 


- Contemplamos o protagonismo dos alunos fazendo com eles busquem conhecimento por meio da pesquisa em equipe. A aprendizagem é construída coletivamente. Nossos alunos se ajudam e isso dá outro resultado – explica a gestora da escola.

 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. A cada dois anos, em uma escala que vai de 0 a 10, calcula o desempenho das escolas públicas e privadas do país no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a partir questões aplicadas aos alunos em provas de língua portuguesa e matemática e da taxa de aprovação. A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021. As escolas da rede privada participam por adesão, e não é calculado o Ideb delas, apenas a média de toda a rede.

Os resultados do Ideb 2017 são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas ao Censo Escolar 2017. 

 Fonte: http://radiocolonial.com.br/noticia/26674/Escola-Madre-Madalena-esta-entre-as-mais-bem-avaliadas-na-rede-estadual-no-Ideb-2017