FORMATURA DO PROERD

• FORMATURA DO PROERD

Assunto: Educação  |   Publicado em: 01/07/2019 às 15:37   |   Imprimir

No dia 08 de abril do corrente ano, teve início, na Escola Municipal Rui Barbosa de Santo Antônio do Inhacorá, município de São José do Inhacorá, as atividades do Programa Educacional de Resistência às drogas e a violência, o PROERD.

O Programa teve como instrutor o Policial Militar Michael Zdruikoski nas turmas do 5º e 7º ano. As aulas eram ministradas todas as segundas-feiras, durante um período em cada turma. E no último sábado, dia 29 de junho de 2019, teve a formatura do PROERD com a presença das autoridades, Polícia Militar, professores, pais e alunos.

O Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD) é desenvolvido nas Escolas por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças e adolescentes. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização da vida e da importância de manter-se longe das drogas e da violência. Após o curso, as crianças e jovens recebem certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência.

O programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado, que além de sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de união na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Policial Militar, Escola e Família.

O Programa busca trabalhar preventivamente um dos maiores problemas sociais da atualidade que é o uso das drogas, que está direta e indiretamente relacionado com o uso e a exploração comercial de substâncias entorpecentes, motivo pelo qual os objetivos do programa são os de informar os jovens estudantes dos malefícios das drogas, usando métodos que priorizem a moral e o bons costumes, a afetividade e modelos de vida ativa e saudável. Também ensina os alunos a reconhecerem e resistirem às pressões que influenciarão a experimentar as drogas.

Também tivemos um momento de descontração, aonde o mascote “leão”, veio em meio as sirenes prestigiar e auxiliar na condução das atividades.

A equipe Rui Barbosa agradece a todos pela participação deste dia.