PROJETO PILOTO ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE ATIVIDADES DESPLUGADAS NA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA DE SÃO JOSÉ DO INHACORÁ-RS

  • PROJETO PILOTO ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE ATIVIDADES DESPLUGADAS NA ESCOLA MUNI

    Assunto: Educação  |   Publicado em: 19/08/2019 às 13:01   |   Imprimir

PROJETO PILOTO ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE ATIVIDADES DESPLUGADAS NA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL RUI BARBOSA DE SÃO JOSÉ DO INHACORÁ-RS

 

          A Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (UFSM), Ana Cristina Martinelli, Pedagoga da Secretaria Municipal de Educação, vem desenvolvendo desde o inicio do ano letivo de 2019 um PROJETO PILOTO no 1º Ano do Ensino Fundamental sobre “O desenvolvimento do Pensamento computacional por meio de atividades desplugadas”.

         Ana Cristina relata que o objetivo do projeto é “O Pensamento Computacional é uma abordagem de ensino que usa diversas técnicas advindas da Ciência da Computação, no entanto em uma visão inovadora, além de desenvolver habilidades de programação e codificação, desenvolve também habilidades para a resolução de problemas, raciocínio lógico, lateralidade, entre outras”. Ressalta ainda que este projeto deverá dar-se-á de forma gradual no turno integral que também é um PROJETO PILOTO no município, sendo que  com o término do 1º semestre já pode constatar alguns resultados preliminares.

                A acadêmica se apaixonou tanto pelo projeto que em sua dissertação de Mestrado abordará o assunto “Pensamento Computacional”, tendo seu projeto de Mestrado como título provisório “Do Plugado ao Desplugado: Um Update para o desenvolvimento do Pensamento Computacional nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental por Meio de Atividades Desplugadas”.

         Para a acadêmica este é um projeto inovador na região, pois desconhece que algum município desenvolva algum projeto neste sentido, principalmente com o método utilizado, pois a ideia partiu de um artigo desenvolvido pela acadêmica, juntamente com os colegas Ana P. Rodrigues Machado, Francis Schappo e Júlio C. M. da Silva tendo como professor da disciplina e orientador do artigo o prof. Drº Christian Puhlmann Brackmann, tendo como proposta pioneira no Brasil o ensino do Pensamento Computacional desplugado. O artigo desenvolvido pelos acadêmicos teve como título “Chapeuzinho Vermelho Desplugada: Ensinado Conceitos de Computação a Crianças com Deficiência Visual”.

              Abaixo segue algumas fotos dos alunos do 1º ano realizando algumas das atividades a partir das regras e dos tabuleiros adaptados para o 1º ano.