• EQUIPE GESTORA ACOLHE EDUCADORES MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS

Assunto: Educação  |   Publicado em: 22/02/2021 às 09:16   |   Imprimir

Após semanas intensas de Formação Continuada, tanto dos gestores como demais educadores municipais, realizou-se o primeiro encontro nas escolas, sempre com um clima de acolhimento e muito carinho. As reuniões da Equipe Gestora com os educadores  aconteceu na segunda semana de fevereiro, de uma forma presencial, sempre respeitando todas as medidas de segurança.

Os Gestores das escolas municipais de Educação Infantil Paraíso da Criança, dos  Ensino Fundamental Rui Barbosa e José Mário Müller, realizaram em cada escola, dinâmicas reflexivas sobre a importância de nos ressignificarmos, já que o momento da Pandemia nos assola constantemente. Foram também realizadas muitas reflexões acerca do olhar que devemos ter com relação aos nossos alunos, pois, além do conhecimento, eles devem ser acolhidos, amados e ouvidos dentro da atual realidade a qual estamos vivendo.  Cada equipe gestora realizou uma pauta de reunião, visto que foram colocados assuntos pertinentes ao início das aulas e a importância de estar imbricado com o Decreto Estadual, já que este nos direciona nas questões quanto à demarcação de espaços, início das aulas com segurança, como o uso de máscara e distanciamento mútuo. Além desta análise que preocupa a todos da classe de educadores, também foram discutas questões como: os diferentes planejamentos nas formas remota, híbrida e presencial; a questão das avaliações; os planos de ação e  de trabalho a serem realizados; os planos de aulas a serem organizados de acordo com o ensino; o estudo da BNCC; os projetos a serem desempenhados; os materiais para a parte metodológica dos alunos, já que muitos objetos não podem ser usados em função do seguimento dos protocolos. Também, muitas outras questões colocadas em pauta, como o acompanhamento conjunto de cada aluno, tanto em casa ( on line)  como presencialmente na escola, o aumento de planejamento do professor, os registros dos conteúdos no educar web,  o planejamento e as aulas pelo aplicativo google meet, a comunicação pelo watssapp , o uso do Google classroom, atividades enviadas via xerox e outras formas de organização metodológica.

É importante frisar que a SMECDT  juntamente com as equipes diretivas das escolas  está desenvolvendo ações para que os alunos retornem as escolas com toda a segurança e está atenta a qualquer Decreto Estadual que possa surgir a qualquer momento.  Temos ciência do nosso compromisso com a educação e primamos em primeiro lugar pela saúde de nossos alunos e educadores, pois estamos num momento de Pandemia e ainda não há normalidade dentro desta perspectiva, ao contrário, novamente estamos nos deparando no Estado e no País com novas ocorrências de COVID 19. Pedimos a colaboração, a compreensão e o acolhimento dos pais neste momento de incertezas, pois família e escola necessitam caminhar juntas para que haja resultados positivos, pois a aprendizagem dos alunos depende de uma construção conjunta, ainda mais neste momento incerto.

A SMECDT agradece carinhosamente a equipe diretiva das escolas municipais, pelo empenho, dedicação, seriedade, comprometimento e trabalho intenso com relação às escolas, pois desde o mês de janeiro estamos trabalhando para que nosso aluno prime para a educação de qualidade, mesmo que as ações metodológicas não sejam totalmente presenciais por conta das restrições sanitárias que a Pandemia nos assevera.