• 5ª POSIÇÃO NO RANKING DO RS - SÃO JOSÉ DO INHACORÁ SE DESTACA NA AVALIAÇÃO DO IMERS- ÍNDICE MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DO RS

Assunto: Educação  |   Publicado em: 18/09/2023 às 11:24   |   Imprimir

O governo do Estado divulgou, no dia (05/09), o resultado do Índice Municipal da Educação do RS (IMERS), considerado essencial para colocar em prática a proposta de incluir a educação como critério para a distribuição do ICMS.

O marcador – construído a partir da aplicação das provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS) nas redes municipais de ensino em 2022 – foi proposto para apresentar dados sobre o desempenho dos municípios  com base na avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental. A taxa de aprovação dos estudantes em todos os anos também é levada em consideração.

Na avaliação aplicada pelo Governo do Estado, São José do Inhacorá conquistou a 5ª posição no ranking, destacando-se como um dos melhores municípios do Estado, com o índice, na média geral IMERS, em 77,69.( quadro abaixo)

Segundo o prefeito Gilberto Hames, “a educação desempenha um papel crucial no desenvolvimento de um município, e o acesso a um ensino de qualidade é um direito de todos, e cabe ao poder público garantir isso aos alunos matriculados. Claro que para alcançar esse objetivo, é fundamental contar com profissionais capacitados no ambiente escolar e que desempenham suas funções com excelência”.

O prefeito coloca que:  uma outra situação também tem contribuído para que os resultados positivos apareçam nessas avaliações, os investimentos que os municípios têm feito nos últimos anos na questão da infraestrutura física das escolas, equipamentos e principalmente na formação continuada dos professores.

Município de São José do Inhacorá:

Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (IMERS): 77,6919

Posição no ranking:

Índice de Qualidade da Alfabetização (IQA): 75,5172

Índice de Qualidade dos Anos Iniciais (IQI): 82,3077

Índice de Qualidade dos Anos Finais (IQF): 58,1818

Índice de Aprovação (IA): 99,50

As informações completas sobre o índice em todos os municípios do Rio Grande do Sul podem ser conferidas nesta ferramenta interativa. No portal, o usuário pode visualizar mapas, tabela de índices e resumo por cidade, além de contar com a possibilidade de realizar download das informações

Parabéns a todos os envolvidos na educação do município de São José do Inhacorá.