• VIAGEM DE ESTUDOS A SAO MIGUEL DAS MISSOES E CAIBATÉ - HISTORIA E CULTURA MISSIONEIRA

Assunto: Educação  |   Publicado em: 30/11/2023 às 16:31   |   Imprimir

No dia 26 de novembro os alunos do 5º ano da EMEF Rui Barbosa e EMEF Professor José Mário Müller, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, realizaram uma viagem pedagógica e cultural à cidade de Santo ngelo, São Miguel das Missões e município de Caibaté, com a finalidade de aprofundar o conhecimento em torno da história e cultura missioneira.

Na cidade de Santo Angelo, houve a visita do Museu Municipal José Olavo Machado, onde foi possível observar diferentes exposições que remetem ao período pré-guaranítico, período das missões e o período da imigração que colonizou a cidade de Santo ngelo. Junto a Praça Pinheiro Machado e no entorno da Catedral Angelopolitana, onde estão localizadas as janelas arqueológicas, foi possível observar o alicerce do que foi a antiga igreja da Missão de Santo ngelo Custódio, a última a ser fundada formando um conjunto de 30 povos guaranis, espalhadas entre o Brasil, Argentina e Paraguai. Sobre o que restou da redução, foi erguida a cidade de Santo ngelo, com a vinda dos imigrantes que colonizaram a região. A catedral, praticamente foi construída sobre os restos da antiga igreja guarani, com uma dimensão um pouco menor, e retratando a arquitetura original do barroco missioneiro da época dos povos das missões, tanto na parte externa, quanto interna do templo.

Junto a Estação Museu Ferroviário Juvenil Menezes em Santo ngelo, um pequeno passeio na história dos transportes ferroviários da região, por meio de objetos utilizados durante o período em que o trem era o mais importante meio de transporte regional, e o telégrafo, era o meio de comunicação mais rápido e eficiente que conectava a região ao mundo.

No mesmo local, também está o Memorial Coluna Prestes, que procura apresentar ao público um pouco sobre este movimento que faz parte do tenentismo, um período de revolta de militares de baixa patente contra o Estado da Primeira República. Além de apresentar aspectos deste movimento, também tem um acervo com objetos pessoais de Luiz Carlos Prestes e também relatos de sua vida, como da sua companheira de lutas, Olga Benário.

No município de Caibaté, na localidade de Rincão dos Pintos, houve a visita do Santuário do Caaró, local da antiga redução do Caaró fundada em 1628 pelo padre jesuíta Roque Gonzáles de Santa Cruz, que marca o primeiro período das reduções guaraníticas na margem Leste do Rio Uruguai, hoje região das missões do nosso estado. Após o assasinato de Roque e outros dois padres (Mártires das Missões), os trabalho das reduções foi interrompido nesta margem do Rio Uruguai, e só retomado em a partir de 1.682 , com a fundação posterior dos Sete Povos das Missões. Quanto ao fato do padre Roque ser considerado Santo pela Igreja Católica a partir de 1988, deve-se a forma como foi morto, o fato do coração ter se conservado ao fogo onde foi ateado quando de sua morte, inúmeras graças atribuídas e em especial, um milagre ocorrido no então distrito de São José do Inhacorá, Três de Maio, hoje nossa cidade. Abaixo um breve relato:

“...a “cura milagrosa”de Maria Catarina Stein ocorrida no Rio Grande do Sul em 1940. Maria sofria de câncer e estava desenganada pelos médicos. Perdia muito sangue por um orifício aberto na altura do esôfago, por onde introduzia uma sonda. Quando o marido soube que o coração do “Bem-aventurado Roque González”estaria na cidade de Serro Azul, correu para lá em busca de uma graça. Maria despediu-se do marido certa de que não o veria novamente, pois sentia que o fim estava próximo. O marido, contudo, foi ao encontro do coração e se prostrou de joelhos diante da relíquia, rezando com muita fé. Ao retornar para casa, encontrou a esposa “feliz e cheia de vida”.O orifício havia desaparecido e a doença estava curada. Maria, que estava com 50 anos, viveu por mais 28 anos. “Tudo isso foi devidamente atestado por testemunhas oculares, mediante prestação de juramento” (disponível em:https://revistas.unisinos.br/rla/index.php/rla/article/view/489/479 )
No Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, um passeio entre as ruínas de pedra, identificando os diversos espaços e suas finalidades dentro do contexto histórico da época dos Sete Povos das Missões, que marcaram o retorno dos missionários jesuítas a esta margem do Rio Uruguai, na segunda tentativa de reduções guaranis. Junto ao Museu das Missões, a possibilidade de observar as diferentes esculturas em pedra ou madeira, a expressão da arte barroca guarani. Próximo ao sítio, também foi possível observar a Fonte Jesuíta Missioneira, descoberta em 1982. A água desta fonte servia para a redução de São Miguel e junto a ela, segundo levantamentos, haviam diversas piscinas para banho que ainda a devem ser escavadas por arqueólogos. Soma-se a esta fonte, outras seis fontes relatadas em documentos jesuítas da época que ainda não foram localizadas pelos arqueólogos, que também serviam a redução.

A noite, o Espetáculo de Som e Luz, traz ao espectador uma narrativa da fundação da Redução de São Miguel Arcanjo, da vida cotidiana dos guaranis com os jesuítas, e também dos momentos finais e cruéis das batalhas que culminaram com a derrota dos guaranis diante do exército hispano-lusitano.

Os diferentes locais visitados permitiram conhecer um pouco mais sobre a história da nossa região, e também entender como a cultura dos povos missioneiros destruídos no passado, ainda sobrevive nos dias atuais. A história apresentada em sala de aula, se apresenta de forma concreta, em objetos, construções e lugares que remetem a acontecimentos do passado, riquíssimos e únicos no mundo, bem aqui no nosso chão missioneiro.