Explanação sobre a Ouvidoria do SUS

  • Profissionais de saúde estiveram participando de explanações gerais sobre Ouvidoria do SUS

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 15/06/2016 às 08:24   |   Imprimir

No dia 10 de junho de 2016,  uma equipe da 14ª CRS de Santa Rosa esteve no município de São José do Inhacorá, com o objetivo pautado na explanação sobre o funcionamento da Ouvidoria do SUS. Nesta oportunidade, estiveram reunidos profissionais de saúde do município, representantes do Conselho Municipal e Agentes Comunitários de Saúde e representantes do Hospital São Francisco de Assis junto à Unidade Básica de Saúde (Sede).

A Ouvidoria do SUS é o setor responsável por receber manifestações como reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo órgão.

O Departamento de Ouvidoria recebe as manifestações dos usuários do Sistema de Saúde (SUS) por meio de vários canais como: carta, internet, telefone e atendimento presencial. O Departamento de Ouvidoria é um Canal democrático de estímulo à participação social, disseminação de informações em saúde e mediação entre o cidadão e os gestores do SUS para suprir e satisfazer as necessidades do usuário.  

As manifestações são colhidas e  organizadas, oportunidade em que são  elaborados relatórios gerenciais ou temáticos e direcionados para gestores e organismos de controle social, retratando o serviço público em saúde.

            Um dos canais para o cidadão entrar em contato com a Ouvidoria é o Disque Saúde 136, além do contato 0800 6450 644  onde o usuário pode manifestar suas reclamações, sugestões e elogios, solicitar informações sobre saúde, doenças, medicamentos e campanhas realizadas pelo Ministério da Saúde. Seu maior objetivo é ampliar e consolidar o Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS, ou seja, a formação de uma rede de ouvidorias que compartilhe a mesma concepção de trabalho eficaz e humanizado, contribuindo para a melhoria do Sistema Único de Saúde.