MUTIRÃO CONTRA A DENGUE

• MUTIRÃO CONTRA A DENGUE

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 06/03/2024 às 13:17   |   Imprimir

Na luta contra o mosquito da dengue, São José do Inhacorá está unindo forças em um mutirão de combate ao vetor de transmissão, o mosquito Aedes Aegypti. Com a crescente preocupação com a proliferação do mosquito e o aumento dos casos de dengue na região, a comunidade se mobilizou para realizar ações preventivas e de conscientização.

Desde a mobilização dos agentes de saúde até a participação ativa dos moradores, o mutirão tem sido uma verdadeira demonstração de solidariedade e compromisso com a saúde pública. Equipes de saúde, agentes comunitários de saúde percorrem a cidade orientando sobre medidas preventivas, realizando vistorias em casas e promovendo a eliminação de focos de reprodução do mosquito.

Além disso, a campanha envolve a participação ativa da população, incentivando a limpeza de terrenos, eliminação de recipientes que possam acumular água parada e a instalação de telas em janelas e portas para impedir a entrada do mosquito.

Com a colaboração de todos, São José do Inhacorá está trabalhando incansavelmente para eliminar qualquer risco de infestação do mosquito e proteger a saúde de seus cidadãos. Este mutirão é uma prova do poder da união e da determinação em enfrentar os desafios de saúde pública com resiliência e solidariedade.

A Secretaria Municipal de Saúde pede a COLABORAÇÃO de todos.

-Remova qualquer recipiente ou objeto que possa acumular água parada, como pneus velhos, recipientes plásticos, garrafas e latas. Certifique-se de que os recipientes utilizados para armazenar água estejam sempre bem tampados.

-Limpeza de quintais e terrenos: Mantenha os quintais limpos, removendo folhas acumuladas, limpando calhas e desentupindo ralos para evitar o acúmulo de água parada.

-Tratamento de água em locais de armazenamento: Adicione larvicidas em recipientes de água que não podem ser removidos, como caixas d'água, tonéis e bebedouros de animais.

A Secretaria Municipal de Saúde está pronta para atender casos sintomáticos, oferecendo testes rápidos, medicamentos conforme protocolo do Ministério da Saúde, exames de laboratório e rede de apoio para hidratação, caso necessário. No entanto, é fundamental evitar a circulação do transmissor da doença em nossa comunidade. Onde não há mosquito Aedes Aegypti, não há dengue.

Os sintomas da dengue podem variar de leves a graves e geralmente aparecem de 4 a 10 dias após a picada do mosquito infectado. Os sintomas mais comuns incluem:

Febre alta repentina, dor de cabeça intensa, dor muscular e nas articulações, fadiga e fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção cutânea, náuseas e vômitos, perda de apetite, Sangramento: Em casos graves de dengue, pode ocorrer sangramento do nariz, gengivas ou sob a pele e dor abdominal.