18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crian

Com o objetivo de mobilizar a sociedade inhacorense o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-COMDICA, juntamente com o Conselho Tutelar e o Centro de Referencia da Assistência Social (Cras), promoveu uma semana de informações, sobre o dia 18 de Maio, sendo este o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Tendo como objetivo de estimular e encorajar as pessoas a denunciarem/revelarem situações de violência sexual, bem como criar possibilidades e incentivos para implantação e implementação de ações de políticas públicas capazes de fazer o enfrentamento dessa violação, garantindo os direitos de crianças e adolescentes lutando pelo fim da violência sexual contra meninos e meninas, através de ampla divulgação com vistas ao esclarecimento acerca do assunto.

As ações que estão sendo realizadas pelas conselheiras tutelares são a entrega de folders educativos alusivos à data, no comércio local e nas escolas Municipais e Estaduais onde na oportunidade estão promovendo uma conversa explicativa com os alunos das séries iniciais e finais, através de vídeos disponibilizados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente- CEDICA/RS.

A escolha da data foi criada em tributo à menina de oito anos Araceli Cabrera Sanches. Tendo sido sequestrada, drogada, espancada, estuprada e assassinada em Vitória (ES) por membros de uma tradicional família capixaba. Apesar de hediondo, o crime prescreveu impune.

Desta forma em todo país neste dia é um momento de uma série de ações e manifestações públicas, segundo a presidente do COMDICA a senhora Ana Cristina Martinelli “Uma das funções do COMDICA é o de realizar e incentivar campanhas de conscientização dos Direitos da Criança e do Adolescente, sendo essencial fazer um trabalho de prevenção, sendo um destes o combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, sendo uma realidade ainda presente em nosso país, devendo, portanto incentivar as pessoas a denunciarem, pois como diz no próprio folder entregue a sociedade “Esquecer é permitir, lembrar é combater”!”.

Para alcançar os objetivos da campanha, é necessário que a sociedade em geral Faça Bonito na proteção de nossas crianças e adolescentes.