Educação Fiscal: Educar para ser cidadão

  • Educação Fiscal: Educar para ser cidadão

    Assunto: Fazenda  |   Publicado em: 11/12/2017 às 14:22   |   Imprimir

“A qualidade dos serviços públicos dependem de suas compras e vendas no seu Município.

Somos membros de uma sociedade onde você se depara com cobrança de impostos e onde o custo de vida só aumenta e o salário não acompanha estas altas constantes nos preços dos produtos. Muitas vezes atribuímos estes aumentos somente aos altos impostos, mas será que é só isso? Claro que não, alta de preços tem a ver com uma série de fatores, como economia, com escassez, com transporte... enfim. Mas, a pergunta que fica, para que pagar imposto e por que comprar em seu Município?

Respondendo de uma forma bem direta, é bom ir ao Posto de Saúde e ter remédio, é bom ter uma cidade limpa,  ter uma boa manutenção em estradas e pavimentações em boas condições na cidade, pois a manutenção destes serviços vêm de sua arrecadação dos produtos que você vende e dos produtos que você compra, principalmente compras em seu Munícipio -  estas preocupações fazem partes do Programa de Educação Fiscal.

Neste ano, o Município desenvolveu uma série de atividades em prol da Educação Fiscal em consonância com o Programa Nacional e Estadual, no intuito de conscientizar a sociedade sobre a função social dos tributos.

Durante o ano de 2017 e 2018 o CRAS Bem Viver de São José do Inhacorá/RS está realizando um projeto intitulado “Semeadores da Educação Fiscal: uma postura crítica frente a realidade” - desenvolvidos nos grupos de convivência denominado “Semeando Sonhos” que é integrado por crianças de 6 á 12 anos de idade. Teve como objetivo geral auxiliar as crianças a se tornarem cidadãos responsáveis, cientes de seus direitos e deveres e também participativos na sociedade.

Pode-se perceber que com o decorrer do projeto, as crianças do Semeando Sonhos, estão se mostrando curiosas e participativas quanto aos assuntos relevantes a Educação Fiscal, também aos seus direitos e deveres enquanto cidadãos. Uma das atividades propostas  é que as crianças conheçam os setores públicos e sua funcionalidade, sendo este, um direito de todo cidadão e colocar em prática o dever de disseminar o conhecimento construído, principalmente esclarecendo as suas dúvidas e de seus familiares.

Um dos grupos de convivência também está ensaiando e apresentando uma peça teatral para conscientização das pessoas, que trata sobre a declaração de imposto. Ainda, foram construídos diversos cartazes e expostos vídeos alusivos ao tema para melhor assimilação e entendimento das crianças.

Acreditamos que o conhecimento deve ser construído em longo prazo, uma vez que é necessário compreender e criar mecanismos que possibilitem à população o monitoramento de onde seus impostos estão sendo aplicados. Também se incentiva o hábito e o interesse sobre o assunto, conhecendo seus direitos e deveres, exigindo Nota Fiscal, a fim de que os tributos arrecadados se transformem em recursos para o município.