Participação na XX Marcha dos Prefeitos

• Participação na XX Marcha dos Prefeitos

Assunto: Administração  |   Publicado em: 24/05/2017 às 10:38   |   Imprimir

Prefeitos e representantes de todo país desembarcam em Brasília em 15 de maio de 2017 para participação na Marcha dos Prefeitos já em sua 20ª edição, a qual contou com a presença então Presidente da República, Michel Temer.

O Representante do Executivo e Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de São José do Inhacorá, Waldyr Inácio Kercher, relata que, em sua estadia na capital federal, a marcha reuniu cerca de 8.000 Prefeitos e representantes de Município, sendo que a pauta da XX Marcha esteve focada no “encontro de contas” entre governo federal e municípios, a redução do custeio da máquina pública e o repasse de recursos financeiros condizentes com as competências estabelecidas pelo pacto federativo.

Temer, na abertura do Congresso fez importantes anúncios para os municípios, dentre eles um repasse extra de 1% do FPM no mês de junho, da edição da Medida Provisória 778/2017, que prevê o parcelamento da dívida previdenciária entres estados e municípios , medida esta, que será posteriormente analisada nos plenários da Câmara do Deputados e do Senado; a repatriação de recursos remetidos ao exterior sem a devida declaração à Receita Federal que na avaliação do Presidente Temer a inclusão dos Municípios nesta partilha da multa no final do ano passado e também neste ano é fundamental para amenizar os efeitos da crise, o mesmo ainda defendeu em seu discurso aos prefeitos a reforma tributária e previdenciária. Para ele, esse processo está necessariamente atrelado a uma repactuação federativa e fortalece os Municípios.

Ainda em sua estadia no DF, Waldyr  protocolou diversos ofícios com  pedidos referentes a Projetos pleiteados pela atual Gestão Administrativa de São José do Inhacorá-RS que até o momento perfazem um total de R$ R$ 2.443.687,70 em solicitações via Propostas de Trabalhos tramitando pelo Portal de Convênios.