PROJETO MORADA DO SOL: UM PROJETO HABITACIONAL QUE DEU CERTO!

• Primeiro Loteamento social de São José do Inhacorá foi um sucesso.  Há previsão para a segunda edição do Projeto.

Assunto: Administração  |   Publicado em: 13/08/2020 às 09:59   |   Imprimir

Primeiro Loteamento social de São José do Inhacorá foi um sucesso.
Há previsão para a segunda edição do Projeto.

A Administração Municipal de São José do Inhacorá entendeu que a projeção de um bairro que contemplasse a edificação de casas em fracionamento de terrenos a preços acessíveis e que pudessem ser financiados pelos futuros moradores através de instituição bancária que lhes aprouvesse, abrangendo as famílias com renda de até 3 salários mínimos por família, foi uma das melhores medidas tomadas ao longo dos últimos 8 anos pelo Governo Municipal inhacorense. O município vem trabalhando neste programa desde 2013.
Há de se considerar o crescimento da cidade e o preço dos terrenos praticados, o que dificultava e até inviabilizava muitas famílias de obter sua tão sonhada casa própria. Foi então que surgiu o “Morada do Sol” - um loteamento, localizado na extremidade Oeste da Rua Dona Antoninha, com a dimensão de 7.654 m2  e a capacidade de granjear 20 unidades habitacionais (os quais, todos vendidos até 2020) com média territorial de aproximadamente 350 m2 cada.
Todas as unidades, com infraestrutura de água, energia elétrica, movimentação de terras, escrituração da área útil e seu Registro, fracionamento em terrenos, legalização e, inclusive a pavimentação, executada pela Administração Municipal. O cadastro de interessados deu-se através do CRAS Bem Viver com seus devidos critérios de enquadramento bem sólidos através de Lei Municipal nº 1.135/2014.
A Administração Municipal tem mente a PROJEÇÃO DE UM NOVO LOTEAMENTO SOCIAL devido à demanda que ora se encontra e com condições de receber a mesma infraestrutura conforme a primeira edição.
Investir em habitação é levar um local apropriado para morar às famílias, é investir em saúde, saneamento e no bem-estar de cada família. Uma unidade habitacional, além de ser uma obra de cunho social, visa oportunizar o acesso  habitacional no município São Jose do Inhacorá, contemplando famílias com casa própria.
Diante da importância social, neste trabalho, se buscará, inicialmente, conceituar propriedade e sua função social, prevista constitucionalmente.
As famílias com renda mensal de até três salários mínimos serão selecionadas pelo Conselho Gestor do Fundo Local de Habitação de Interesse Social mediante inscrição prévia e comprovação de sua renda, tempo de moradia no município e constituição do grupo familiar, o que somará pontos, o que decidirá os beneficiários.