CIDADE EDUCADORA: UMA POSSIBILIDADE PARA SÃO JOSÉ DO INHACORÁ

• CIDADE EDUCADORA: UMA POSSIBILIDADE PARA SÃO JOSÉ DO INHACORÁ

Assunto: Administração  |   Publicado em: 14/06/2021 às 15:11   |   Imprimir

No dia 10 de junho, reuniram-se via google meet, o Prefeito Municipal Gilberto Hammes, os Secretários e Conselheiros Municipais, bem como membros da Câmara de Vereadores para conhecer os objetivos e princípios de uma cidade educadora, e debater a possibilidade do município assumir a condição de educador.
Na ocasião, estiveram presentes representantes dos Conselhos de Educação, do CACS, do Fundeb, do Turismo, da Assistência Social, da Saúde; o Presidente do legislativo, Milton Ludwig e a vereadora, Magna Hoffmann. Também participaram outras representações locais.
A exposição sobre cidade educadora foi realizada pela Profa Dra. Eliara Zavieruka Levinski, pesquisadora do assunto. O movimento das cidades educadora surgiu em 1990, em Barcelona na Espanha e tem como objetivo central a qualidade de vida e o bem estar da população. Além disso, as pessoas são envolvidas para pensar o município que vivem e o que desejam, isto é, fazem parte, sentem-se pertencidas ao modo de ser e fazer o próprio lugar.
São José quando decidir assumir a condição de Cidade Educadora poderá integrar a rede internacional das Cidade Educadoras e estar vinculado a Associação, que tem a sede em Barcelona.
É mais uma possibilidade de reconhecimento do processo histórico do município, assim como, um desafio para ampliar o desenvolvimento humano e cidadão da população.