• Dia Nacional De Combate ao Abuso a à Exploração Sexual De Crianças e Adolescentes é tema de evento

Assunto: COMDICA  |   Publicado em: 22/05/2017 às 09:43   |   Imprimir

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta quinta-feira (18), teve um evento realizado junto à Associação dos Servidores Públicos de São José do Inhacorá, evento este, que esteve aberto a toda comunidade, em especial a escolar e, contou também com presença da APAE de Alegria/RS. Os atos foram organizados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente- COMDICA, Conselho Tutelar, Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde de São José do Inhacorá.

A Presidente do COMDICA, na abertura das atividades, fez alusão a data de 18 de maio que remete ao 18 de maio de 1973, quando  Araceli Crespo, de 8 anos, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta em Vitória (ES), cujos agressores nunca foram punidos – o que instituiu, por lei federal,  o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Manifestaram-se no evento autoridades municipais, prefeito e vice  e secretários municipais perante a data  e a campanha em nível nacional para prevenção contra estupro de vulnerável, corrupção de menores, assédio sexual, prostituição/exploração sexual de menor de idade e outras infrações contra a dignidade sexual e a família.

O teatro apresentado pela Láparo Produções de Três Coroas/RS,   representou uma peça que retratava um drama de violência sexual vivido por uma jovem.

Segundo a  presidente do COMDICA, Ana Martinelli  “É um tema que incomoda. Existe uma barreira de silêncio muito grande sobre isso. O objetivo é mobilizar a sociedade, porque a prevenção e a denúncia são as armas para chegar aos agressores. Se não há a prisão para esta atitude, acontecerão outros crimes, com outras vitimas ou a revitimização. Por isso precisamos mostrar que o problema existe, para que as pessoas despertem, enxerguem a saibam detectar quando isso está acontecendo.”