MÉTODO DE MANEJO DE REBANHO LEITEIRO AUMENTA PRODUTIVIDADE

• MÉTODO DE MANEJO DE REBANHO LEITEIRO AUMENTA PRODUTIVIDADE

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 29/08/2018 às 13:24   |   Imprimir

O sistema de instalação Compost Barn visa reduzir custos de implantação e manutenção, melhorar índices produtivos e sanitários dos rebanhos e possibilitar o uso correto de dejetos orgânicos (fezes e urina) provenientes da atividade leiteira.

Consiste em um grande espaço físico coberto para descanso das vacas. A área é revestida com serragem, sobras de corte de madeira e esterco compostado. O principal objetivo do Compost Barn é garantir aos animais conforto e um local seco para ficarem durante o ano e a compostagem do material da cama. O método concilia a produção e o meio ambiente, visto que se baseia na ação de microrganismos que utilizam a matéria orgânica como substrato. O Compost Barn pode oferecer aos pequenos e médios produtores uma alternativa para elevar a produtividade, além de possibilitar maior conforto e higiene para o rebanho, contribuir para a redução de problemas de perna e casco, diminuir a contagem de células somáticas (CCS), aumentar a detecção de cio e a produção de leite e diminuir o odor e incidência de moscas.

No município de São José do Inhacorá, na propriedade de Milton Krewer Hahn, situado na localidade de Barra Seca, pioneiro deste método no município inhacorense, tem instalado há 5 meses um galpão de 1.350 m2, onde confina 60 vacas leiteiras das raças Jersey e holandesa na qual produz 1400 litros de leite por dia. Milton, atua com sua família na atividade leiteira e conta que está satisfeito com o aumento da produtividade que esse sistema propôs. Milton enfatiza que antes deste método produzia-se 19 litros/vaca/dia na propriedade  e atualmente esse numero subiu para 23 litros/vaca/dia.

O projeto contou com a parceria da Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Obras que colaborou com todo o processo de terraplenagem do local da implantação do Galpão na propriedade. A Administração Municipal inhacorense deseja muito sucesso na atividade à família de Milton Krever Hahn. A Administração agradece também a Rádio Sucesso de Boa Vista do Buricá, em especial ao Repórter Rafael Santos, que se deslocou à propriedade para realizar uma entrevista sobre o funcionamento deste método com o proprietário.