A EMOÇÃO DA 44ª ENCENAÇAO DA PAIXÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO DE CRISTO

No último dia 29 de março de 2024, São José do Inhacorá foi palco da emocionante 44ª encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Este espetáculo, realizado anualmente, é uma verdadeira expressão de fé e devoção, envolvendo atores e voluntários locais que dedicam seu tempo e esforços para recriar os ensinamentos e a jornada de Jesus Cristo para com a humanidade.

Sob a coordenação dedicada de Gilberto Ferrari e sua equipe da Associação Cultural Caminhos do Calvário,  o espetáculo é reescrito e adaptado a cada ano, buscando trazer ainda mais informação histórica, emoção e significado às cenas.

Este ano, cenas como “a cura de Verônica”  (que segundo a narrativa evangélica, teria se curado ao tocar  túnica de Jesus. Após a cura, o próprio Jesus elogiou a grande fé dessa mulher. No texto apócrifo, ela é chamada de “Bernike”. Esse nome grego foi posteriormente traduzido para o latim “Verônica”), outra passagem,  a “conversa de Maria com Maria de Madalena e os apóstolos” e “ o exorcismo de Maria de Magdala, momento onde Nicodemos tenta expulsar os demônios de Maria Magdala, mas não tem sucesso. Maria de Magdala clama a Jesus por ajuda. Então, o filho de Deus ordena: “Espíritos imundos saiam dessa mulher agora” (Lucas 8: 1 – 2). Assim, a jovem é liberta”. Nicodemos ficou tão impressionado, que passou a admira-lo e falar positivamente sobre Jesus.

São mais de 80 voluntários que participam ativamente, contribuindo com sua paixão e talento para dar vida a esse momento único.

Neste ano, a encenação atraiu mais de 5000 peregrinos/fiéis  que vieram de diversas partes em busca de penitência, agradecimento e momentos de reflexão. Vieram de locais distantes até mais de 30 km, conduzidos a pé por grupos de peregrinos religiosos, registramos peregrinações de Sede Nova, Alegria, São Martinho, Campo Novo, Santa Rosa, Boa Vista do Buricá, Nova Candelária, Horizontina, Três de Maio, Independência e de muitos outros lugares da região. O Santuário Parque São Francisco de Assis - o Calvário, em São José do Inhacorá, tornou-se um local de encontro e devoção, onde os fiéis se reuniram para testemunhar e celebrar a mensagem de amor e redenção.

À noite, mesmo após fraca pancada de chuva que logo se desfez em frescor,  os espectadores foram transportados para os eventos da Semana Santa, testemunhando a dramática história da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Foi uma experiência que tocou profundamente os corações e renovou a fé de todos os presentes.