A importância do significado da Páscoa e seus símbolos

• Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa

Assunto: Educação  |   Publicado em: 18/04/2017 às 09:42   |   Imprimir

Páscoa é uma palavra hebraica (Pessach) que significa passagem.  A Páscoa é uma festa cristã onde é comemorada a ressurreição de Jesus Cristo, a passagem da morte para a vida. As tradições da Páscoa são representadas por alguns símbolos, cada um com seus significados e representações.

Os ovos significam o começo da vida. Os ovos de galinha eram dados como presente para desejar boa sorte, porém foi aperfeiçoado com chocolates. Hoje, o símbolo mais desejado por crianças e adultos. O coelho é um animal rápido e de muita fecundidade, que simboliza a rapidez do crescimento de fiéis e a grande quantidade de seguidores de Jesus, frutos de sua ressurreição.  Representando Cristo o ressuscitado, a vela com as letras alfa e ômega gravadas, significa que Deus é o começo e o fim. A luz que ilumina os corações dos fiéis.

Anunciando novos tempos, o som dos sinos é o canto festivo e alegre da ressurreição de Jesus. Embora não se use mais matar cordeiro na Páscoa, ele ainda é símbolo significante, pois representa o sacrifício, a vítima pascal, conhecido como Cordeiro da Páscoa. O trigo e a uva simbolizam o pão e o vinho, significando a Trindade Santa. E por fim, assim como o girassol que sempre está voltado para o sol, devemos estar sempre virados para o Divino, Jesus Cristo.

Na nossa escola durante a Semana Santa, dita, semana da Páscoa as Professoras juntamente com os alunos das séries iniciais(1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano) desenvolveram diversas atividades entre elas podemos citar:

- História: “Pedrinho Pintor” de Ruth Rocha;

- Pintura das casquinhas de ovo e enfeite da árvore de Páscoa;

- Vídeos no Data Show: “A Linda História da Páscoa” narrada por crianças; “Turma da Mônica: um coelho de verdade” e “A verdadeira História da Páscoa”.

- Leituras, desenhos, cruzadinhas, músicas, enigmas, debates e produções textuais;

- Técnica do ovo quebrado;

- Dinâmica com reflexão sobre o significado da Páscoa relacionando com os dias atuais;

- Sentido da quaresma, significado da Semana Santa;

- Confecção de Pacotinhos (cada aluno confeccionou o seu) que será recheado de doces e entregues na quinta-feira.

Na culminância, na quinta-feira Santa, visita ao Parque Santuário São Francisco de Assis “Calvário” onde teremos uma celebração com o Frei da Paróquia. Na sequência uma confraternização com os alunos e depois cada um receberá o seu pacotinho de Páscoa do Coelho.